Avaliação: processo mediador de aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir conceitos e contextos em que a avaliação se insere e suas contribuições para o ambiente escolar. O ensaio é uma revisão bibliográfica a partir de materiais e temas disponibilizados para leitura, estudo e discussão em sala de aula. O processo metodológico deste artigo surge como trabalho final da disciplina Avaliação como Processo Educativo, do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu — Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional —UNINTER. Neste sentido, e por meio desta revisão bibliográfica, apresenta-se o conceito de educação e alguns elementos da trajetória educacional brasileira, com destaque para as mudanças em curso. Esse panorama educacional brasileiro é o pano de fundo para descrição da avaliação como processo mediador de aprendizagem. Ressalta-se que as avaliações não devem ter um caráter de verificação, mas voltar-se às funções diagnóstica e formativa, possibilitando diagnóstico da realidade do estudante para fomentar o processo de ensino e aprendizagem, afinal, esse deve ser um dos objetivos da avaliação. A riqueza desta revisão da literatura possibilitou reflexões de elevado valor pedagógico, tais como a respeito da importância fundamental de novas posturas e de quebra de paradigmas para mudanças culturais, na cosmovisão das pessoas relacionada à avaliação, tanto dos discentes como dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Martins Batista, Centro Universitário Internacional UNINTER

Atualmente é mestranda do curso de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialista em Formação de Docentes EAD e licenciada em Letras-Português e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, além de Especialista em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (2018). Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas (2002) e Especialização em Gestão da Qualidade (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Teologia pela FAETEL-SP (2015) e Especialista em Metodologia do Ensino Religioso. Professora da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER desde 2018. 

Ivo José Both, Centro Universitário Internacional UNINTER

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982), doutorado em Educação na área de Política Educacional pela Universidade do Minho, Portugal (1992) e pós-doutorado em Avaliação e Pesquisa obtido em Audiência Pública na Universidade Federal do Paraná (2018). É Técnico em Enfermagem: COREN PR 001003488. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora Intersaberes (desde 05/2005); é docente no Programa de mestrado em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Honra ao Mérito por atuação exemplar no combate ao câncer infantil (2015). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (Decreto Estadual/PR nº 11.672, de 16/07/2014). É Líder da linha de pesquisa (CNPq): Formação docente e novas tecnologias. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional-UNINTER de 27/01 a 06/12/2016. Integrante do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. Pós-Doutorado em Educação na UFPR (em curso). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9663-7257. Atualmente é professor pesquisador da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia-FAMPECT.

Mariana Gonçalves da Silva Frajuca, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias, Especialista em Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Educação e Extensão ? IBPEX, Graduada em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional e Cursando Graduação em Administração pelo Centro Universitário Uninter. Atualmente é professora do Centro Universitário Uninter no Curso de Processos Gerenciais Semipresencial e atual na Tutoria EAD do Curso de Processos Gerenciais.

Publicado
2021-10-06
Como Citar
Batista, D. M., Both, I. J., & Gonçalves da Silva Frajuca, M. (2021). Avaliação: processo mediador de aprendizagem: . REVISTA INTERSABERES, 16(39), 1245-1259. https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2153