Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão

A Intersaberes tem como missão fomentar a produção e a disseminação de pesquisas e abordagens científicas em Educação e Ensino, com o objetivo de atender a um vasto público por meio de trabalhos relevantes inseridos em um ambiente que propicie o debate e a troca de novas perspectivas.

Linha Editorial: Educação com foco em Formação Docente e Novas Tecnologias.

Público alvo:

O público-alvo da Intersaberes é composto por acadêmicos professores, pesquisadores e estudantes da área educacional.Trata-se, portanto, de um público que busca informações precisas e aprofundadas sobre os temas de seu interesse.

Políticas de submissão:

A Intersaberes pública artigos, ensaios e resenhas de pesquisadores (mestres e doutores)  do Brasil e de outros países, oriundos de investigação na área da educação. Um dos(as) autores(as) deve ser doutor(a).

Os artigos devem ser relevantes, consistentes, atuais, com argumentação pautada em princípios científicos e que expressem contribuição ao acumulado da área.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

 

Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e avaliação dos pares;

Tipos de documentos aceitos para publicação:

A Revista Intersaberes aceita para publicação Artigos de desenvolvimento teórico; Trabalhos empíricos; Ensaios e resenhas.

Os artigos de desenvolvimento são embasados em pesquisas metodologicamente fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

Os ensaios e resenhas seguem o formatao recomendado para este tipo de texto de contribuição científica. Devem ser caracterizados por abordagens críticas possibilitar aos leitores à reflexão sobre temas relevantes na área da educação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados para avaliação devem ser inéditos e não estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação ou evento.O processo de avaliação consta de três etapas:

1. Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática.

2. Encaminhamento ao Conselho Científico e Comitê Consultivo "Ad Hoc"   da revista para parecer de publicação. Aqui é feita a avaliação por pares, que consiste em uma avaliação efetuada por um pesquisador cuja área de atuação coincide com o tema de pesquisa abordado pelo trabalho a ser avaliado. Assim, esse avaliador deverá ter a titulação de doutor, podendo ser um professor dde programas de pós-graduação da área e ou do ensino superior de instituição devidamente credenciada. O(s)  parecer(es) serão encaminhados aos autores.

3. Após  a avaliação será realizada a revisão e encaminhada ao(s) autor(es):   Revisão gramatical e ortográfica de língua portuguesa, inglesa e espanhola; revisão de normas técnicas padrão ABNT.

4. Critérios a serem considerados para avaliação:Qualidade da redação e domínio da língua;Qualidades no conteúdo apresentado: clareza na exposição das idéias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor; Referencial teórico-conceitual: deve refletir o conhecimento na área determinada. Estrutura do texto: Título em Português, Inglês e Espanhol;     Introdução/Apresentação, Fundamentação teórica e desenvolvimento, Discussão e resultados;Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida. Os artigos devem expressar contribuição original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

5. Formato do texto:  O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.URLs para as referências foram informadas quando possível. O  texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

6. Os autores podem acompanhar todos os passos da avaliação pelo sistema, basta eles estarem cadastrados. Estima-se um prazo máximo de 60 dias, desde o recebimento até o primeiro parecer sobre o artigo.

7. Trabalhos de conclusão de curso (graduação e especialização)  devem  ser submetidos no CADERNO INTERSABERES, revista científica destinada a publicar este gênereo de texto.

Periodicidade

A Revista Intersaberes é de periodicidade quadrimestral, com publicação de três números anuais, jan./abr.; mai./ago.  e set./dez.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização mundial do conhecimento.

Qualis

Qualis Capes 2019: B2

Indexadores

Sponsors

Centro Universitário Internacional UNINTER - Brasil

Fontes de Apoio

Centro Universitário Internacional Uniter

Histórico do periódico

HISTÓRICO

A Revista Intersaberes foi criada em 2006, sob a responsabilidade do Centro Cultural UNINTER, com objetivo de fomentar a produção e a disseminação de pesquisas e abordagens científicas, e de ser um veículo que atendesse a acadêmicos, professores, pesquisadores e estudantes interessados em publicar trabalhos científicos.

 

Atualmente a Intersaberes está vinculada à Coordenação de Pesquisa e é de responsabilidade de publicação do Centro Universitário Internacional - UNINTER.

A Intersaberes é publicada online desde a sua primeira edição. A periodicidade atual é quadrimestral.

A partir do V. 10 n.19 2015, inclusive, os artigos passam a usar o identificador DOI

Linha Editorial: Educação com foco em Formação Docente e Novas Tecnologias, articulada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado Profissional.