Sobre a Revista
Foco e Escopo
Missão
A Intersaberes tem como missão fomentar a produção e a disseminação de pesquisas e abordagens científicas na área de Educação, com o objetivo de atender a um vasto público por meio de trabalhos relevantes inseridos em um ambiente
que propicie o debate e a troca de novas perspectivas.
Linha Editorial: Educação com foco em Formação Docente e Novas Tecnologias.
Público alvo:
O público-alvo da Intersaberes é composto por professores, pesquisadores e estudantes da área educacional. Trata-se, portanto, de um público que busca informações precisas e aprofundadas sobre os temas de seu interesse.
Políticas de submissão:
A Intersaberes pública artigos, ensaios e resenhas de pesquisadores do Brasil e de outros países, oriundos de investigação na área da educação. Um dos(as) autores(as) deve ser doutor(a).
Os artigos devem ser relevantes, consistentes, atuais, com argumentação pautada em princípios científicos e que expressem contribuição ao acumulado da área.
Afirmações, opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores.
Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e avaliação dos pares;
Tipos de documentos aceitos para publicação:
A Revista Intersaberes aceita para publicação artigos de desenvolvimento teórico; Trabalhos empíricos; Ensaios e resenhas.
Os artigos de desenvolvimento são embasados em pesquisas metodologicamente fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.
Os ensaios e resenhas seguem o formatao recomendado para este tipo de texto de contribuição científica. Devem ser caracterizados por abordagens críticas possibilitar aos leitores à reflexão sobre temas relevantes na área da educação.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos enviados para avaliação devem ser inéditos e não estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação ou evento.O processo de avaliação consta de três etapas:
1. Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática.
2. Encaminhamento ao Conselho Científico e Comitê Consultivo "Ad Hoc" da revista para parecer de publicação. Aqui é feita a avaliação por pares, que consiste em uma avaliação efetuada por um pesquisador cuja área de atuação coincide com o tema de pesquisa abordado pelo trabalho a ser avaliado. Assim, esse avaliador deverá ter a titulação de doutor, podendo ser um professor dde programas de pós-graduação da área e ou do ensino superior de instituição devidamente credenciada. O(s) parecer(es) serão encaminhados aos autores.
3. Após a avaliação será realizada a revisão e encaminhada ao(s) autor(es): Revisão gramatical e ortográfica de língua portuguesa, inglesa e espanhola; revisão de normas técnicas padrão ABNT.
4. Critérios a serem considerados para avaliação:Qualidade da redação e domínio da língua;Qualidades no conteúdo apresentado: clareza na exposição das idéias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor; Referencial teórico-conceitual: deve refletir o conhecimento na área determinada. Estrutura do texto: Título em Português, Inglês e Espanhol; Introdução/Apresentação, Fundamentação teórica e desenvolvimento, Discussão e resultados;Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida. Os artigos devem expressar contribuição original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
5. Formato do texto: O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.URLs para as referências foram informadas quando possível. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
6. Os autores podem acompanhar todos os passos da avaliação pelo sistema, basta eles estarem cadastrados. Estima-se um prazo máximo de 60 dias, desde o recebimento até o primeiro parecer sobre o artigo.
7. Trabalhos de conclusão de curso (graduação e especialização) devem ser submetidos no CADERNO INTERSABERES, revista científica destinada a publicar este gênereo de texto.
Periodicidade
A Revista Intersaberes é de periodicidade quadrimestral, com publicação de três números anuais, jan./abr.; mai./ago. e set./dez.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização mundial do conhecimento.
Qualis
Qualis Capes 2021: A3
Indexadores
Ibict - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1144
Coruja
PKP - Public Knowledge Project
ABEC - https://www.abecbrasil.org.br/revistas.asp
LATINDEX - https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=18398
EZB -http://ezb.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=de&jq_type1=QS&jq_term1=intersaberes
EBSCO -https://research.ebscomedical.com/
Diadorim - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1144
Google Academics
BBE - http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php
DOAJ - Directory of Open Access Journals
Portal de Busca Integrada da USP
Sponsors
Centro Universitário Internacional UNINTER - Brasil
Fontes de Apoio
Centro Universitário Internacional UNINTER - Brasil
Histórico do periódico
A Revista Intersaberes foi criada em 2006, sob a responsabilidade do Centro Cultural UNINTER, com objetivo de fomentar a produção e a disseminação de pesquisas e abordagens científicas, e de ser um veículo que atenda professores,
pesquisadores e estudantes interessados em publicar trabalhos científicos.
Atualmente a Intersaberes está vinculada à Coordenação de Pesquisa e é de responsabilidade de publicação do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Articula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias -
PPGENT.
A Intersaberes é publicada online desde a sua primeira edição.
A periodicidade atual é quadrimestral.
A partir do V. 10 n.19 2015, inclusive, os artigos passaram a usar o identificador DOI. E atualmento inclui o ORCID dos autores, priorizando a publicação de Dossiês Temáticos.
Os artigos a partir de 2023 passam a ser publicados em Português, Inglês e Espanhol.