"Um instante por favor meu filho está me chamando": notas sobre maternidade e trabalho pós-março de 2020 a partir do Youtube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2342

Palavras-chave:

Mães pesquisadoras, Pandemia, Universidades, You Tube

Resumo

Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo recolher, analisar e constituir memória a partir de depoimentos de mulheres professoras pesquisadoras e acadêmicas que debatem publicamente, em meio digital, a partir da plataforma YouTube, os desafios decorrentes da necessidade de conciliar maternidade e atividades acadêmicas profissionais no período pós-março de 2020. As análises dos discursos dessas mães consideraram pressupostos teóricos da fenomenologia, que tem como um de seus princípios fundamentais a necessidade de suspender os pré-juízos e dar voz aos sujeitos de pesquisa, com vistas a descrever o fenômeno estudado reconhecendo sentidos e significados. Dado o volume elevado de vídeos encontrados a partir dos descritores “mães pesquisadoras” e “pandemia”, esta pesquisa considerou os 25 primeiros resultados referentes ao período entre pós-março de 2020 até dezembro de 2021, os quais indicam que as tecnologias digitais, com destaque para as redes sociais e aplicativos para transmissões ao vivo, foram e ainda são instrumentos fundamentais de apoio a mães pesquisadoras e professores de maneira geral.  Além disso, constata-se que o material disponível no YouTube, entre outras redes sociais e plataformas, constitui fonte muito rica e ainda pouco explorada para realização de pesquisas acadêmicas, sobretudo para o campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Lopes, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias e da Área de Humanidades da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER.

André Luiz M. Cavazzani

Doutor em História Social. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias e da Área de Humanidades da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER. 

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

LOPES, L. F.; CAVAZZANI, A. L. M. . "Um instante por favor meu filho está me chamando": notas sobre maternidade e trabalho pós-março de 2020 a partir do Youtube. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 616–635, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i41.2342. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2342. Acesso em: 29 mar. 2024.