Tecnologias educacionais em tempos pandêmicos: mapeamento das produções acerca da temática em 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2356

Palavras-chave:

Mapeamento educacional, Tecnologias educacionais, Pandemia da COVID-19

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar um mapeamento das produções bibliográficas desenvolvidas no ano de 2020, que versassem sobre as tecnologias educacionais utilizadas no período de pandemia da COVID-19. Nesse processo, buscaram-se categorias que aproximassem as pesquisas: a) Investigação dos objetos de pesquisa; b) Abordagens metodológicas; c) Conceitos teóricos acerca das tecnologias e d) Intensificação do uso das tecnologias após o início da pandemia da COVID-19. O mapeamento permitiu, juntamente com a análise, verificar a importância da metodologia utilizada e a relevância das tecnologias educacionais e da mediação pedagógica digital durante a pandemia. O estudo constatou coincidências entre pesquisas no que tange aos benefícios da intensificação do uso das tecnologias digitais na educação, bem como um cenário discrepante no que concerne ao acesso e permanência dos estudantes na educação, em virtude da desigualdade de oportunidade de conexão à internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Thayllon França Silva, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Mestre em Educação e Novas Tecnologias Pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Professor e Pesquisador na Escola Superior de Educação UNINTER. 

Liamara Scortegagna, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Doutora em Engenharia da Produção, Mestre em Ciência da computação, Professora Associada II da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação – UFJF. 

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED/PR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Professor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED/PR. 

Downloads

Publicado

2022-08-14

Como Citar

FRANÇA SILVA, G. T.; SCORTEGAGNA, L. .; MENDES, A. A. P. . Tecnologias educacionais em tempos pandêmicos: mapeamento das produções acerca da temática em 2020. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 709–731, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i42.2356. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2356. Acesso em: 29 mar. 2024.