A formação de professores em EAD e a internacionalização da educação superior

Autores

  • Alessandra de Paula Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Alvaro Guilhermo Rojas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ivonete Ferreira Haiduke FACEL
  • Robson Seleme Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v9i18.592

Resumo

RESUMO

O texto aborda a questão da formação dos professores no contexto das políticas de internacionalização da educação superior, fato para o qual contribuíram, de maneira sistemática e significativa, os avanços tecnológicos, marca fundamental do século XXI, com a eliminação de fronteiras físicas entre os países. A expansão da EAD está diretamente articulada aos processos econômicos, dentro da OMC (Organização Mundial do Comércio), fazendo com que a educação a distância seja considerada como um bem passível de comercialização. As características da oferta desse serviço – flexibilidade de horários, investimento mensal atrativo, uso de tecnologias, fazem com que a demanda seja crescente, principalmente no que se refere à formação de professores. Percebe-se, então, a necessidades de discutir a EAD no Brasil, principalmente no âmbito das novas relações que se delineiam nesse processo e dos atores que emergem nessas relações – a figura do aluno-cliente, um novo papel que precisa ser melhor definido nesse contexto, para que a educação em EAD não seja vista apenas como um bem de consumo, mas como ferramenta que possibilita o acesso ao conhecimento de qualidade para uma formação profissional adequada às necessidades de um país em processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: Formação de professores. Políticas de internacionalização da educação superior. Educação superior a distância.

 

 

ABSTRACT

This paper addresses the issue of teacher training in the context of the policies of internationalization of higher education, fact to which contributed systematically and significantly, technological advances, a fundamental characteristic of the twenty-first century, with the elimination of physical barriers between countries. The expansion of distance education is directly hinged to economic processes, within the WTO - World Trade Organization, what makes distance education is regarded as a well capable of marketing. The characteristics of the provision of that service - flexible schedules, attractive monthly investment, use of technology, make the demand is growing, particularly with regard to teacher training. Then it realizes the need to discuss distance education in Brazil , especially in the context of new relationships that form this process and actors that emerge in these relations - the figure of the student client , a new role that needs to be better defined in that context, the distance education is not seen only as a commodity but as a tool that provides access to high-quality information for appropriate training needs of a country's development process.

Keywords: Teacher education. Policies for internationalization of higher education. Higher Distance Education.

RESUMEN

El texto se refiere a la cuestión de la formación de los docentes en el contexto de las políticas de internacionalización de la educación superior, a la que han contribuido, de manera sistemática y significativa los avances tecnológicos, marca fundamental del siglo 21, con la eliminación de las barreras físicas entre los países. La expansión de la EAD (Educación a distancia) está directamente vinculada a los procesos económicos, dentro de la Organización Mundial del Comercio (OMC), lo que hacen con que la educación a distancia sea considerada como un producto que debe ser comprado y vendido. Las características de la oferta de este servicio, flexibilidad de horarios, inversión mensual atractiva, el uso de las tecnologías, hacen que la demanda crezca, especialmente con respecto a la formación de profesores. Es evidente, entonces, la necesidad de discutir la EAD en Brasil, principalmente en el marco de las nuevas relaciones que surgen en este proceso y de los actores que surgen en estas relaciones-la figura del alumno-cliente. Una nueva función debe definirse mejor en este contexto, con el fin de garantizar que la educación en la formación a distancia no sea percibida a penas un bien de consumo, sino como una herramienta que le permite acceder a los conocimientos de calidad para una formación profesional adecuada a las necesidades de un país en proceso de desarrollo.

Palabras-clave: Formación de profesores. Políticas de internacionalización de la educación superior. Educación superior a distancia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra de Paula, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutoranda em Engenharia da Produção ( UFSC), mestre em Engenharia da Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Especialista em Engenharia de Produção e Especialista em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2013). Possui graduação em Administração (2003). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Qualidade, atuando principalmente em gestão de marcas, gestão e desenvolvimento de serviços, gestão e desenvolvimento de produtos, educação a distancia e processos industriais. Coordenadora do curso Superior em Gestão da Produção Industrial e curso Superior em Logística e Coordenadora das áreas Empresarial e Ambiental do Instituto Brasileiro de Pós Graduação (IBPEX). Professora Universitária em Ensino na Modalidade Presencial e em Educação a Distância, incluindo as atividades de tutoria na graduação e pós-graduação.

Alvaro Guilhermo Rojas Lezana, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenheiro Civil Químico - Universidade Católica de Valparaíso Chile, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Industrial - Universidade Politécnica de Madrid. Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, educação a distância via internet, empreendedores, educação continuada e mestrado a distância. Líder do grupo de Pesquisa e empreendedorismo e Inovação da UFSC.

Ivonete Ferreira Haiduke, FACEL

Graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras POSITIVO. Mestre em Educação pela Pela PUC Paraná, Especialista em Educação Especial e Educação Infantil e séries iniciais. Atua com a formação de professores do curso de  Pedagogia e Magistério no ensino médio. Psicopedagoga e Especialista em educação ambiental e ensino a distância. Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade FACEL, onde coordena também o Instituito de Sustentabilidade da FACEL e a Faculdade aberta para a Terceira Idade ( FATI). Também realiza pesquisa na área de sustentabilidade.

Robson Seleme, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Atualmente é professor 3 grau adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principlamente nos seguintes temas: qualidade de bens e serviços, gestão da produção, sistema de produção, sistemas de planejamento e educação a distância.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

PAULA, A. de; LEZANA, A. G. R.; HAIDUKE, I. F.; SELEME, R. A formação de professores em EAD e a internacionalização da educação superior. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 288–301, 2014. DOI: 10.22169/revint.v9i18.592. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/592. Acesso em: 30 abr. 2024.