Ensino religioso e a Base Nacional Comum Curricular: dimensão histórica e habilidades socioemocionais

  • Talita Cristiane Meneguel UENP- Jacarezinho
  • Fábio Antonio Gabriel Secretaria de Educação do Estado do Paraná/UEPG

Resumo

Este artigo tem por objeto de estudo o Ensino Religioso, tendo por norte a Base Nacional Comum Curricular, além de possíveis articulações fundadas no trabalho pedagógico de vincular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, conforme a cultura da paz. Objetiva-se promover possíveis reflexões em torno da problemática de atuação pedagógica na disciplina de Ensino Religioso, em que se privilegia o desenvolvimento integral do educando. Tem-se por especificidade dessa disciplina a atuação pedagógica por meio da introdução da cultura da paz e do ato de educar para a paz. Utiliza-se a perspectiva das habilidades socioemocionais como mecanismo capaz de demonstrar a diversidade e a eminente necessidade de respeito a esses aspectos que se impõem. O referencial teórico principal constitui-se de Baptista e Oliveira (2020), Geertz (2008a, 2008b), Junqueira e Itoz (2020), Rodrigues (2020), Kluck (2020) e Reis (2020). O resultado da discussão aponta para a possibilidade de inovação metodológica da prática docente nas aulas de Ensino Religioso, mediante integralidade do ser cognoscente, a partir do estímulo educacional das emoções e sua inevitável atuação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Cristiane Meneguel, UENP- Jacarezinho

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2018). Especialização em Ciências da Religião e Ensino religioso pela referida instituição. 

Fábio Antonio Gabriel, Secretaria de Educação do Estado do Paraná/UEPG

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, desenvolve atualmente pós-doutorado em educação pela referida instituição. Professor da Rede Estadual de Filosofia.

Publicado
2022-04-21
Como Citar
Cristiane Meneguel, T., & Gabriel, F. A. (2022). Ensino religioso e a Base Nacional Comum Curricular: dimensão histórica e habilidades socioemocionais. REVISTA INTERSABERES, 17(40), 308-325. https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2218