Tributação pelo IRPJ e pela CSLL sobre lucros auferidos no exterior por empresas residentes no Brasil: requisitos e limites para compensação
Resumo
Este artigo pretende expor alguns elementos sobre a tributação dos lucros auferidos no exterior por empresas residentes no Brasil, em especial considerando os métodos (e medidas) unilaterais para reduzir ou evitar a pluritributação internacional, em observância à legislação tributária brasileira, no que diz respeito ao Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambas incidentes sobre o lucro tributável de pessoas jurídicas. A estratégia metodológica refere-se à pesquisa bibliográfica, legislativa, jurisprudencial, constituindo-se em análise essencialmente exploratória. Nesse aspecto, interessa ao presente estudo analisar os requisitos e os limites para realizar a compensação de tributos pagos no exterior, conforme análise doutrinária, legislativa e jurisprudencial. Será concedida também especial atenção à jurisprudência administrativa tributária federal do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), por ser o tribunal que mais se detém a analisr casos concretos sobre o tema, inclusive sobre a possibilidade de compensação com prejuízos fiscais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.