Sobre a Revista
Foco e Escopo
Trata-se a IUS GENTIUM de periódico semestral ligado institucionalmente ao Programa de Mestrado em Direito da UNINTER, cuja Área de Concentração é “Estado, Poder e Jurisdição”, caracterizando-se, portanto, como o seu veículo oficial de publicações científicas. As Linhas de Pesquisa do referido Mestrado são: 1) “Teoria e História da Jurisdição”; 2) “Jurisdição e Processo na Contemporaneidade”. Deste modo, os textos científicos remetidos para avaliação dos Conselhos da IUS GENTIUM devem guardar, necessariamente, pertinência temática com a Área e com as Linhas de Pesquisa do Mestrado. Ressalte-se que o Mestrado em Direito da UNINTER é corpus inserido no organograma da Escola Superior de Gestão Pública, Jurídica e Política do Centro Universitário Internacional UNINTER.
A Revista IUS GENTIUM tem por objetivo publicar artigos inéditos, preferencialmente de professores-doutores e pesquisadores de fora do Paraná e até do Brasil (exogenia da CAPES!), que estimulem o espírito crítico e científico dos meios acadêmico e profissional.
O periódico aceita artigos sobre temas contemporâneos relacionados ao Mestrado em Direito da UNINTER e às temáticas das Relações Internacionais e da Ciência Política (desde que tenham pertinência com o que se desenvolve no Mestrado a que a revista serve). São candidatos à publicação na IUS GENTIUM artigos científicos em português, inglês, francês, espanhol, italiano e alemão (nessas línguas originais).
O fluxo de trabalho e de submissão de artigos à revista é contínuo, mas pode haver a decisão editorial de se publicar chamadas (editais) para a seleção de artigos, inclusive sobre temas específicos, bem como pode utilizar-se, exclusivamente, de demanda induzida quando for do interesse de sua Chefia-Editorial a publicação de textos dos Conselheiros da revista, todos eles renomados internacionalmente.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão submetidos à análise crítica de, ao menos, dois conselheiros (Conselho Editorial e Conselho Consultivo), pelo sistema double-blind-review (avaliação “dupla-cega”), no qual não são identificados os autores, a fim de que o julgamento de mérito e de forma do texto seja sempre imparcial.
Periodicidade
Semestral, mas pode o Editor-Chefe, mediante Edital, publicar edições extras ou especiais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Editorial
Em cada uma das suas edições, a IUS GENTIUM terá editorial próprio, escrito pelo seu Editor-Chefe (ou convidado seu), esmiuçando o que se estará a publicar.
Fontes de Apoio
Em memória de Orlando Magalhães Carvalho, ex-Reitor da UFMG e da UFOP, criador e mantenedor do periódico brasileiro de maior inserção internacional em todos os tempos, a Revista Brasileira de Estudos Políticos (RBEP), revista na qual a IUS GENTIUM pretende se espelhar.
Orlando Magalhães Carvalho foi o criador da Escola Mineira de Constitucionalistas, que acabou por influenciar todos os estudiosos de Ciência Política e de Direito Constitucional em todo a América Latina.
A ABDConst e o IDCC são, do Paraná para o mundo, herdeiros de Orlando M. Carvalho, da Escola Mineira de Constitucionalistas e da RBEP.
Histórico do periódico
Periódico Científico do Curso de Mestrado em Direito da UNINTER, recomendado pela CAPES em dezembro de 2015. Graças à recomendação do Mestrado, a IUS GENTIUM foi totalmente remodelada e recebeu novos editores (Alexandre Coutinho Pagliarini e António Manuel Hespanha) e novos Conselhos Editoriais (com Otto Pfersmann, Jorge Miranda, Francisco Rezek, dentre outros). Seus dois objetivos passaram a ser: 1 - obter o melhor QUALIS no menor tempo; 2 - publicar textos científicos dos mais importantes professores-doutores-pesquisadores de todas as partes do Brasil e do exterior, respeitando-se a endogenia e a maestria dos textos.