Migrações e direitos humanos: uma abordagem preliminar

Autores

  • Daniel Francisco Nagao Menezes
  • Ernani de Paula Contipelli

DOI:

https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v9i1.368

Resumo

A proteção dos direitos humanos dos migrantes e a administração efetiva da migração (no sentido de garantir que as transferências sejam feitas de forma ordenada e previsível e, portanto, mais gerenciáveis) estão intimamente inter-relacionadas. No entanto, a literatura sobre migração e direitos humanos, apesar de ser volumosa, dificilmente tornou esta relação mais visível. O design das políticas em qualquer uma das duas áreas também permaneceu largamente fora dos limites da outra. E mesmo apesar de sinais maduros de mudança, a coalizão entre organizações de direitos humanos e associações de migrantes continua fraca. O artigo afirma que o nexo crucial entre direitos humanos e migração é o núcleo de uma comunidade de interesses, entre aqueles que estão ansiosos para defender os direitos humanos e aqueles que se preocupam com uma melhor gestão do movimento das pessoas. Os estados nacionais têm um interesse constante e um compromisso inerente para proteger os direitos básicos de seus próprios cidadãos, mesmo quando estão no exterior. Isso se refere à reciprocidade e cooperação estreita entre os estados. Proteger esses direitos também ajuda os estados nacionais a cumprir suas obrigações em outras áreas vitais de suas responsabilidades. O presente trabalho conclui com a sugestão de que uma melhor compreensão desses enredos poderia lançar as bases para uma agenda rica e dinâmica a que o estado, organizações de direitos humanos e organizações de migrantes possam contribuir criativamente, ao mesmo tempo em que avance em suas próprias vocações e continue fiel para elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANÇADO TRINDADE, A. A. Reflexiones sobre el Desarraigo como Problema de Derechos Humanos Frente a la Conciencia Jurídica Universal. in La Nueva Dimensión de las Necesidades de Protección del Ser Humano en el Inicio del Siglo XXI (A.A. Cançado Trindade e J. Ruiz de Santiago, org.), 4ª ed. São José da Costa Rica: UNHCR, 2006, pp. 33-92.

SOYSAL, Yasemin. Toward a post national model of membership. In: Gershon Shafir (org.), The citizenship debates. Minneapolis, University of Minnesota, 1998.

TORPEY, John. The invention of the passport, surveillance, citizenship and the State. Nova York: Cambridge University Press, 2000.

Downloads

Publicado

2018-04-26

Como Citar

Menezes, D. F. N., & Contipelli, E. de P. (2018). Migrações e direitos humanos: uma abordagem preliminar. IUS GENTIUM, 9(1), 157–171. https://doi.org/10.21880/ius gentium.v9i1.368

Edição

Seção

Artigos