REDES CONTRATUAIS E RESPONSABILIDADE PELA PUBLICIDADE ENGANOSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO REALIZADAS PELA INTERNET

Autores

  • Andreza Cristina Baggio UNINTER, UNicuritiba

DOI:

https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v11i6.172

Resumo

Os problemas resultantes da massificação das relações contratuais pós-modernas tornam-se cada vez mais complexos, surgindo as redes contratuais no mercado de consumo, às quais o consumidor resta de tal forma vinculado, que ao longo dos anos de duração da relação contratual complexa, acaba por tornar-se cliente cativo da cadeia de fornecedores, que se utilizam da Internet para ofertar seus produtos e serviços. Necessário então analisar as redes contratuais como fenômeno jurídico, seus efeitos, bem como as soluções que o Direito oferece para as questões de relevância jurídica resultantes da formação destas redes, e, é claro, a questão da proteção do consumidor diante desses fornecedores que se utilizam amplamente da Internet para ofertar seus produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Cristina Baggio, UNINTER, UNicuritiba

Doutora em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR, advogada, professora de Direito Processual Civil no Centro Universitário UNINTER, Professora de Direito do Consumidor e Direito Processual Civil, Chefe do Departamento de Prática Jurídica e Supervisora do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PR. Professora pesquisadora responsável  do projeto de pesquisa Judicialização e inclusão social: a atuação do Judiciário na proteção aos direitos fundamentais e sociais do Curso de Direito UNINTER.

Referências

BENJAMIN, Antônio Herman, Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1992.

BITTAR, Carlos Alberto. Contornos Atuais da Teoria dos Contratos. São Paulo: RT, 1993.

DE CASTRO, Fabiana Maria Martins Gomes. Sociedade de Risco e o Futuro do Consumidor. In Revista de Direito do Consumidor , n 44 São Paulo: RT, out-dez/2002, 2002.

EFING, Antônio Carlos. (Coord) Direito do Consumo, volume 1 Curitiba: Juruá, 2001.

________. Fundamentos do Direito das Relações de Consumo, Curitiba: Juruá, 2ª Edição, 2004.

GRINOVER, Ada Pellegrini et alii. Código de Defesa do Consumidor Comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

ITURRASPE, Jorge Mosset. Contratos Conexos. Grupos y redes de contratos. Buenos Aires: Rubinzal Culzoni, 1999.

__________. Interpretacion Economica de Los Contratos. Justicia Contractual, Buenos Aires:Ediar, 1977.

KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.

LEONARDO, Rodrigo Xavier. Redes Contratuais no Mercado Habitacional, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

LISBOA, Roberto Senise. Responsabilidade Civil nas relações de Consumo. São Paulo: RT, 2001.

_________. Contratos Difusos e Coletivos. Editora Revista dos Tribunais, São Paulo

_________.O Contrato – Exigências e Concepções Atuais. São Paulo: Saraiva, 1986.

LOBO, Paulo L. Neto. Contrato e Mudança Social, Revista dos Tribunais, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 722:40-45, dez-1995.

_________. Responsabilidade por vício do produto ou do serviço. Brasília: Livraria e Editora Brasília Jurídica, 1996.

___________. Princípios sociais dos contratos no CDC e no novo Código Civil . Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 55, mar. 2002. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2796>. Acesso em: 10/07/2005.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Responsabilidade Civil do Fabricante e a Defesa do Consumidor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1992.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos do Direito Privado. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998.

__________. Tratado de Los Contratos, Buenos Aires: Rubinzal – Culzoni Editores, 1999, Tomo I.

MARQUES, Cláudia Lima. Igualdade entre filhos do Direito Brasileiro atual – direito pós-moderno? Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, vol. 16, 1999.

________. Contratos no Código de Defesa do Consumidor, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

_________. Contratos de Time Sharing e a proteção dos Consumidores: Crítica ao direito civil em tempos pós-modernos Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, RT, n. 22, abril/junho, 1997.

NALIN, Paulo. Do Contrato – conceito pós-moderno. Curitiba: Juruá, 2001, p. 126.

RIZZATTO NUNES, Luiz Antônio. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor: Direito Material (art. 1ª a 54). São Paulo: Saraiva, 2000.

_____________. Curso de Direito do Consumidor: com exercícios – 2ª Ed. rev., modif., e atual., São Paulo: Saraiva, 2005.

ROPPO, Enzo. O Contrato. Coimbra: Almedina, 1988. Tradução de IL Contrato. Traduzido por Ana Coimbra e M. Januário c. Gomes.

TORRES, Andreza Cristina Baggio. Teoria Contratual Pós-Moderna: As redes contratuais na sociedade de consumo. Curitiba: Juruá Editora, 2007.

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Baggio, A. C. (2015). REDES CONTRATUAIS E RESPONSABILIDADE PELA PUBLICIDADE ENGANOSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO REALIZADAS PELA INTERNET. IUS GENTIUM, 11(6), 26–48. https://doi.org/10.21880/ius gentium.v11i6.172

Edição

Seção

Artigos