O Imposto sobre Importação e a "condição de venda" no pagamento de royalties - uma análise empírica das opiniões consultivas do Comitê de Valoração Aduaneira
DOI:
https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v11i2.536Resumo
A inclusão de valores pagos a título de Royalties, na base de cálculo do Imposto sobre Importação - II - tem sido assunto controverso nos litígios administrativos. Logo, o estudo mais aprofundado sobre o tema pode trazer uma perspectiva mais clara, de maneira a diminuir a insegurança jurídica nas respectivas operações de importação, bem como, proporcionar maior uniformidade na aplicação das normas de tributação aduaneira. Para tanto, serão analisados os pronunciamentos do Comitê de Valoração Aduaneira acerca do tema, de maneira a explicitar a linha geral de pensamento do referido órgão, de acordo com cada um dos casos submetidos. Por fim, à luz dos citados pronunciamentos, será apresentada uma possibilidade de interpretação do dispositivo que regula a inclusão dos royalties na base de cálculo do II.
Downloads
Referências
ATALIBA, G. Hipótese de Incidência Tributária. 6.ed. São Paulo: Malheiros, 2006.
BECKER, A. A. Teoria Geral do Direito Tributário. 6. ed. São Paulo: Noeses, 2013.
BRASIL. Instrução Normativa SRF nº 318, de 04 de abril de 2003. Divulga atos emanados do Comitê de Valoração Aduaneira (OMC), da IV Conferência Ministerial da OMC e do Comitê Técnico de Valoração Aduaneira (OMA). Disponível em: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=15208&visao=anotado Acesso 09 mar. 2020.
CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS. Disponível em: https://carf.economia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/carta-de-servicos-carf/. Acesso em 30 maio 2020.
CARVALHO, P. B. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
FOLLONI, A. P. Tributação sobre o Comércio Exterior. São Paulo: Dialética, 2005.
HILÚ NETO, M. Imposto sobre Importações e Imposto sobre Exportações.São Paulo: Quartier Latin, 2003.
MARCONDES, R. M. A tributação dos royalties. São Paulo: Quartier Latin, 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC). Disponível em: https://www.wto.org/spanish/thewto_s/whatis_s/tif_s/org2_s.htm. Acesso em 09 mar. 2020.
TREVISAN, Rosaldo. Atuação estatal no comércio exterior, em seus aspectos tributário e aduaneiro. 280f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=92998. Acesso em 25 maio 2020.
TREVISAN, R. VALLE, M. D. T. A Hipótese de Incidência do Imposto de Importação. In: ______. VIEIRA, José Roberto (coord.). Questões Controversas de Direito Tributário Empresarial à Luz da Teoria da Norma Jurídica de Incidência Tributária. Curitiba: Juruá, 2019a.
TREVISAN, Rosaldo; VALLE, M. D. T. O Consequente Normativo do Imposto de Importação. In: ______. VIEIRA, José Roberto (coord.). Questões Controversas de Direito Tributário Empresarial à Luz da Teoria da Norma Jurídica de Incidência Tributária. Curitiba: Juruá, 2019b.
VIEIRA, José Roberto. A Regra-Matriz de Incidência do IPI: Texto e Contexto. Curitiba: Juruá, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.