As ideias históricas de estudantes de história sobre a conquista da América a partir das histórias em quadrinhos

Autores

  • Marcelo Fronza Doutor em Educação - Universidade Federal do Paraná. Professor Doutor em Prática de Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Coordenador do Grupo Pesquisador Educação Histórica: Consciência histórica e narrativas visuais (GPEDUH-UFMT). Investigador do Laboratório de Pesquisa em Educação História (LAPEDUH-UFPR). E-mail: fronzam34@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v12i25.1218

Resumo

Resumo

Nesse artigo investiga-se as ideias históricas de estudantes graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso sobre os conflitos entre europeus e indígenas durante a conquista da América, de 1492 a 1550, narrados em histórias em quadrinhos. Para fazer isso, produziu-se um instrumento de investigação com base em critérios metodológicos da pesquisa qualitativa (LESSARD-HÉBERT, GOYETTE & BOUTIN, 2005). Esse instrumento de investigação contém questões abertas sobre o confronto de dois fragmentos de histórias em quadrinhos que têm a intenção de abordar didaticamente, a partir de critérios historiográficos, o tema do conflito entre europeus e indígenas ocorrido durante a conquista da América (1492-1550). A primeira narrativa histórica gráfica, a versão A, chamada Conquista e colonização da América é um capítulo do livro didático organizado como história em quadrinhos História Geral: História para a escola moderna (CASTRO & ZALLA, 1971) escrito pelo historiador brasileiro Julierme de Abreu e Castro e desenhado pelo cartunista argentino Rodolfo Zalla. A segunda narrativa histórica gráfica apresentada no instrumento de investigação, a versão B, chamada Colombo (ALTAN, 1989), é escrita e desenhada pelo cartunista italiano Francesco Tulio Altan. Em conclusão, verificou-se que esses estudantes compreendem alguns dos elementos fundamentais desses artefatos da cultura histórica que facilitam muito a apreensão do conhecimento histórico elaborado de forma intersubjetiva e humanista.

 

Palavras-chave: Ensino de História; Educação Histórica e Interculturalidade; Histórias em quadrinhos; Conflitos entre indígenas e europeus.

 

Abstract

The following paper investigates the ideas of History undergraduate students from the Federal University of Mato Grosso about conflicts between Europeans and Indigenous peoples during the conquest of America, from 1492 to 1550, narrated in comic books. Thus, the author used a qualitative research methodology (LESSARD-HÉBERT, GOYETTE & BOUTIN, 2005). Such research contains open questions concerning two extracts from comic books, which intends to didactically address, under a historiographical point of view, such conflicts (1492 to 1550). The first historical graphic narrative, version A, called The Conquest and the Colonization of America is a chapter of the textbook conceived as a historical comic book called General History: History for modern school (CASTRO & ZALLA, 1971), which was written by the Brazilian historian Julierme de Abreu e Castro and drawn by the Argentinean cartoonist Rodolfo Zalla. The second one, version B, called Colombo (ALTAN, 1989), is written and drawn by the Italian cartoonist Francesco Tulio Altan. In conclusion, such students understand some of the fundamental elements of these resources of historical culture, which greatly facilitate the apprehension of historical knowledge elaborated in an intersubjective and humanistic way.

Keywords: History Teaching; History Education and Interculturality; Comic books; Conflict between Natives and Europeans.

 

Resumen

Este artículo investiga las ideas históricas de estudiantes graduados de la Licenciatura en Historia por la Universidad Federal de Mato Grosso en los conflictos entre los europeos y los nativos durante la conquista de América, que tuvo lugar alrededor de 1492 y 1550, contada en cómics. Para eso, se ha producido una herramienta de investigación sobre la base de criterios metodológicos de la investigación cualitativa (LESSARD-HEBERT, GOYETTE y BOUTIN, 2005). Esta herramienta de investigación contiene preguntas abiertas sobre el choque de dos fragmentos de libros de historietas que se pretenden abordar didácticamente de criterios historiográficos, el tema del conflicto entre europeos e indígenas se produjo durante la conquista de América (1492-1550). La primera narración histórica gráfica, la versión A, denominada Conquista y la colonización de América es un capítulo del libro de texto organizados como cómics Historia General: Historia para la escuela moderna (Castro y Zalla, 1971) escrito por el historiador brasileño Julierme de Abreu y Castro y dibujado por el dibujante argentino Rodolfo Zalla. La segunda narración histórica gráfica presentada en la herramienta de investigación, la versión B, llamada Colombo (ALTAN, 1989), es escrita y dibujada por el dibujante italiano Francesco Tulio Altan. En conclusión, se encontró estos estudiantes a entender algunos de los elementos fundamentales de estos artefactos de la cultura histórica que facilitan enormemente la captura del conocimiento histórico elaborado de manera intersubjectiva y humanística.

 

Palabras clave: Enseñanza de la historia; Educación Histórica y Interculturalidad; Cómics; Los conflictos entre indígenas y europeos.



DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1218

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTAN, Francesco Tulio. Colombo. Porto Alegre/São Paulo: LP&M Editores, 1989.

BARCA, Isabel. O pensamento histórico dos jovens: idéias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga: Universidade do Minho, 2000.

CASTRO, Julierme de Abreu; ZALLA, Rodolfo. História Geral – História para a Escola Moderna. São Paulo: IBEP, 1971.

DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. En la escuela: Sociología de la experiência escolar. Buenos Aires: Editorial Losada, 1998.

FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na Educação Histórica dos jovens que estudam no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2007.

______. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2012.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEE, Peter; ASHBY, Rosalyn. “Progression in historical understanding among students ages 7-14”. In: STEARNS, Perter N.; SEIXAS, Peter; WINEBURG, Sam (eds.). Knowing, teaching and learning History: national and international perspectives. New York: New York University Press, 2000, p. 199-222.

LEE, Peter. “Understanding History”. In: SEIXAS, Peter (ed.). Theorizing historical consciousness. Toronto/Buffalo/London: University of Toronto Press, 2006, p. 129-164.

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

MARTINS, Estevão de Rezende. A exemplaridade da História: prática e vivência do ensino. In: Anais III Colóquio Nacional de História e Historiografia no Vale de Iguaçu. União da Vitória: Revista do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUV). V. 1, n. 1, p. 13-21, jun. 2008.

RÜSEN, Jörn. A razão histórica: Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.

______. História viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007.

______. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2007a.

______. “¿Qué es la cultura histórica?: Reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia.” Cultura histórica, 2009. [Versión castellana inédita del texto original alemán en K. Füssmann, H.T. Grütter y J. Rüsen, eds.. Historische Faszination. Geschichtskultur heute. Keulen, Weimar y Wenen: Böhlau, pp. 3-26]. Disponível em: http://www.culturahistorica.es/ruesen/cultura_historica.pdf, 2009. Acesso em: 01 nov. 2010.

______. Aprendizagem histórica: Fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

______. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis: Vozes, 2014.

______. “Formando a consciência histórica – para uma didática humanista da história.” In.: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; FRONZA, Marcelo; NECHI, Lucas Pydd (orgs.). Humanismo e didática da história (Jörn Rüsen). Curitiba: W. A. Editores, 2015, p. 19-42.

SALIBA, Elias Thomé. As imagens canônicas e o Ensino de História. In: SCHMIDT, Maria auxiliadora; CAINELLI, Marlene Rosa. III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, pp. 434-452, 1999.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. “Cognição histórica situada: que aprendizagem é esta?” In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel. Aprender História: perspectivas da Educação Histórica. Ijuí: Unijuí, 2009, p. 21-50.

SHUTER, Paul; CHILD, John. Skills in History: Book 1: Changes. Londres: Heinemann Educational Books, 1990.

SNYDERS, Georges. Alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

SOBANSKI, Adriane de Quadros et al. Ensinar e aprender História: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Editora Base, 2010.

WILLIAMS, Raymond. La larga revolución. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

Downloads

Como Citar

FRONZA, M. As ideias históricas de estudantes de história sobre a conquista da América a partir das histórias em quadrinhos. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 120–135, 2017. DOI: 10.22169/revint.v12i25.1218. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1218. Acesso em: 30 abr. 2024.