A proposta de estágio como eixo articulador na formação acadêmico-profissional do curso de Pedagogia da FACINTER: síntese de uma década de história

Autores

  • Claudia Mara Almeida
  • Simone Zampier da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v6i12.35

Resumo

O texto trata especificamente do curso superior em Pedagogia e busca abordar a organização curricular do mesmo, numa proposta que apresenta por eixo articulador os estágios. O objetivo é apresentar as especificidades do estágio no curso de Pedagogia da FACINTER a partir das análises da Proposta Pedagógica do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. O estágio como eixo articulador na formação acadêmico-profissional é considerado elemento fundamental na constituição de uma proposta de curso de Pedagogia que realmente contribua para a formação de educadores críticos, éticos, científico e tecnicamente preparados. A compreensão crítica do fenômeno educativo nos diferentes espaços instrumentaliza o professor e o pedagogo para desenvolver um trabalho pedagógico voltado à redução das desigualdades escolares e à transformação social contribuindo efetivamente com a ampliação do acesso, da permanência e da qualidade da educação. Para que esse processo de efetive é importante a discussão e realimentação de uma proposta curricular que promova as bases para uma educação de qualidade, numa perspectiva emancipatória e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALMEIDA, C. M.; SILVA, S. Z. da. A proposta de estágio como eixo articulador na formação acadêmico-profissional do curso de Pedagogia da FACINTER: síntese de uma década de história. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 172–186, 2011. DOI: 10.22169/revint.v6i12.35. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/35. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)