As práticas docentes no contexto tecnológico digital: (in)certezas e desafios para uma práxis no âmbito universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2389

Palavras-chave:

Educação; Tecnologias; Práticas docentes; Letramentos digitais.

Resumo

Objetiva-se no artigo distinguir os conceitos de técnica e tecnologia, bem como problematizar e discutir o uso de diferentes aparatos tecnológicos no contexto educacional. Sustenta-se, nesse viés, que o uso de inúmeras mídias digitais em sala de aula pode contribuir para o aprimoramento dos letramentos e demais ações colaborativas entre os discentes, o que favorece o desenvolvimento de um aprendizado mais dinâmico e participativo dos envolvidos. A referida produção científica se pautará numa pesquisa qualitativa, básica, de base bibliográfica, do tipo descritivo-exploratória e traz como pergunta reflexiva: de que modo os letramentos digitais podem potencializar as práticas colaborativas no ensino e na aprendizagem dos alunos? Portanto, o presente estudo buscará ancoragem nas obras de Coscarelli (2016); Coscarelli e Ribeiro (2017) e Kersch e col. (2022), dentre outros autores que poderão ser trazidos à tona para compor o diálogo aqui delineado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Marcos Frandaloso, Universidade Tuiuti do Paraná

Bacharel em Direito;  MBA em Gestão Pública e Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação;  Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2021) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Elementos Articuladores; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos (GEPLAL). Os seus estudos versam, principalmente, sobre: Multiletramentos; Tecnologias; Práticas Pedagógicas.

Maria Alzira Leite, Universidade Tuiuti do Paraná

Formação em Letras e Pedagogia. Psicopedagoga; Mestre e Doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa. Estágio de Pós-doutoramento em Linguística Aplicada. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos (GEPLAL).  Professora e Vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). As suas pesquisas discorrem sobre: Linguagens, Alfabetização; Multiletramentos; Leitura; Escrita e Formação Docente. 

Downloads

Publicado

2022-11-15

Como Citar

Frandaloso, J. M., & Leite, M. A. (2022). As práticas docentes no contexto tecnológico digital: (in)certezas e desafios para uma práxis no âmbito universitário . REVISTA INTERSABERES, 17(42), 835–864. https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2389