Arquitetura pedagógica e o uso de objetos digitais de aprendizagem:computação afetiva em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2386

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; Sentimento de pertencimento; Ergonomia cognitiva; Ciberespaço; TDIC.

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se discutir uma necessidade pedagógica que vem se destacando celeremente nos últimos anos à Educação e, principalmente, devido ao fenômeno da pandemia causado pelo coronavírus: a urgência de ambientes virtuais de aprendizagem capazes de potencializar a sensação de pertencimento nos estudantes. Diante dessa questão, o objetivo final dessa pesquisa foi idear um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), tendo como mote as dores dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES).  O intuito foi o de apresentar uma proposta de um ODA pensado de forma situacional, a fim de potencializar o uso do próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e de instigar o sentimento de pertencimento a um lugar (virtual) entre docente e discente, ou seja, a relação afetiva mesmo em ciberespaço. Para isso, questionou-se: como seria possível a relação afetiva por meio de um ambiente virtual que busca promover a aprendizagem? A fundamentação metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três momentos e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória-retrodutiva (a de construir uma hipótese). Em geral, o resultado alcançado nessa pesquisa demostra que existem alguns fatores que devem ser considerados na relação afetiva e o sentimento de pertencimento entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva com os objetos digitais. Por fim, destacou-se uma proposta de objeto digital de aprendizagem denominado “Conecta Mais” que se encontra em fase piloto de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Haviaras, Prefeitura Municipal de Curitiba / Professora

Graduada em Pedagogia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Especialista em Tutoria para EAD - UNINTER (2008), Especialista em Design Instrucional para EAD Virtual - Universidade Federal de Itajubá (2010), Especialista em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos para EAD - UNINTER (2011), Mestre em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008) e Doutora em Tecnologia e Sociedade - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Educacional e Educação em diferentes contextos. 

Downloads

Publicado

2022-11-15

Como Citar

GAVA, G.; HAVIARAS, M. Arquitetura pedagógica e o uso de objetos digitais de aprendizagem:computação afetiva em ambientes virtuais de aprendizagem. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 885–901, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i42.2386. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2386. Acesso em: 29 mar. 2024.