O ato ético responsável na pesquisa colaborativa educacional

Resumo

Neste trabalho, tecemos considerações acerca das distinções entre a construção dos conhecimentos no campo das ciências da natureza e das ciências humanas, com foco nos procedimentos metodológicos da pesquisa colaborativa educacional, de abordagem inerentemente qualitativa, destacando a relação entre pesquisador e pesquisado como um ato ético responsável, conforme as postulações de Mikhail Bakhtin. O percurso argumentativo busca demonstrar que o pesquisador e o professor, sujeito  pesquisado, ao estabelecerem um pacto de colaboração, assumem uma atitude de mútua responsabilidade, no qual a construção de conhecimentos se assenta no diálogo e na relação intersubjetiva situada historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Marly Alves, Universidade Estadual do PiauíInstituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão

Doutora em Letras/Linguística. Professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Teresina -PI. 

Publicado
2022-04-21
Como Citar
Alves, S. M. (2022). O ato ético responsável na pesquisa colaborativa educacional . REVISTA INTERSABERES, 17(40), 189-207. https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2283