A negociação contratual contida na mediação privada

Autores

  • Ary Dayane Maciel Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tendo concluindo o curso em 2014.2. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia- ESA/PE em 2017 e cursando Pós-graduação em Direito Público pelo ATF. Mediadora extrajudicial de conflitos. Mestranda na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha 1.1- Jurisdição e Processos Constitucionais sob a orientação de Carina Barbosa Gouvêa. E-mail: arkydayane.ufpe@gmail.com
  • Carina Barbosa Gouvêa Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); Pós Doutora em Direito Constitucional Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); Doutora e Mestre em Direito pela UNESA. E-mail: carinagouvea25@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v10i3.498

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar da relação contratual observada e existente dentro dos meiosadequados de resolução de conflitos. Para tanto, iremos abordar inicialmente o que vem aser os fatos jurídicos em caráter civil e processual, para posteriormente debruçarmos arespeito dos negócios jurídicos em caráter interdisciplinar, de modo a fazer constar emnossa discussão a possibilidade atribuída às partes, pelo Novo Código de Processo Civil, denegociar sua demanda. Tal premissa garante não apenas à seara litigiosa a aplicação dosditames negociais, mas também na seara autocompositiva de conflitos. Dito isso, iremosfalar a respeito dos meios adequados de resolução de disputas, mais detidamente damediação privada, onde os mediandos firmam entre si um acordo, assemelhando-se aonegócio jurídico, possibilitando a disposição sobre as questões que irão guiar o conflito, e, afim de garantir o bom andamento do feito, contratam os serviços do mediador, o quecaracteriza o contrato de prestação de serviços. Tal discussão visa defender a aplicaçãodas regras obrigacionais básicas que regem o contrato civil, também na seara processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ary Dayane Maciel, Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tendo concluindo o curso em 2014.2. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia- ESA/PE em 2017 e cursando Pós-graduação em Direito Público pelo ATF. Mediadora extrajudicial de conflitos. Mestranda na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha 1.1- Jurisdição e Processos Constitucionais sob a orientação de Carina Barbosa Gouvêa. E-mail: arkydayane.ufpe@gmail.com

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tendo concluindo o curso em2014.2. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia- ESA/PEem 2017 e cursando Pós-graduação em Direito Público pelo ATF. Mediadora extrajudicial deconflitos. Mestranda na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha 1.1- Jurisdição eProcessos Constitucionais sob a orientação de Carina Barbosa Gouvêa. E-mail:arkydayane.ufpe@gmail.com

Carina Barbosa Gouvêa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); Pós Doutora em Direito Constitucional Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); Doutora e Mestre em Direito pela UNESA. E-mail: carinagouvea25@gmail.com

Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco(PPGD/UFPE); Pós Doutora em Direito Constitucional Universidade Federal de Pernambuco(PPGD/UFPE); Doutora e Mestre em Direito pela UNESA. E-mail: carinagouvea25@gmail.com

Referências

ANDRADE, Marina Dionísio de; SANTIAGO, Nestor Eduardo Araruna. Mediação como direito fundamental: entre a previsão legal e a realidade do sistema jurídico brasileiro. Justiça do Direito. Fortaleza, v. 32, n. 1, p. 49-73, jan./abr. 2018. Disponível em <http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/download/7792/4795/>. Acesso em: 18/10/2019.

ARRUDA BARBOSA, Águida. Construção dos fundamentos teóricos e práticos do código de familia brasileiro. Tese de doutorado. Professora Orientadora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo, 2007. Disponivel em < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde-02082007-115632/pt-br.php> Acesso em 01 de setembro de 2019.

ARRUDA BARBOSA, Águida. A implementação do instituto da mediação familiar no Brasil. Artigo publicado na obra coletiva coordenada por Maria Berenice Dias e Jorge Duarte Pinheiro (Universidade de Lisboa) “Escritos de Direito das Famílias. Uma perspectiva luso-brasileira. Porto Alegre: E ditora Magister, 2008 ps. 377/394. Disponível em< https://www.passeidireto.com/arquivo/35388297/a-implantacao-do-instituto-da-mediacao-familiar-no-brasil > Acesso em:18/10/2019.

CONIMA. Regulamento modelo mediação. [s.d]. Disponível em: <http://www.conima.org.br/regula _modmed>. Acesso em: 18/10/2019.

CORDEIRO CARNEIRO JUNIOR, Paulo Sérgio. Os negócios jurídicos processuais e a justiça do trabalho: os acordos coletivos de trabalho como instrumento de superação da vulnerabilidade do empregado. disponível < https://www.academia.edu/30168223/os_neg%c3%93cios_jur%c3%8ddicos_processuais_e_a_justi%c3%87a_do_trabalho_os_acordos_coletivos_de_trabalho_como_instrumento_de_supera%c3%87%c3%83o_da_vulnerabilidade_do_empregado> acesso em: 17 de outubro de 2019.

CORDEIRO, Adriano C. Negócios jurídicos processual no novo CPC. Das sequencias do seu descumprimento. Editora Juruá,2017.

CUNHA, Leonardo Carneiro da. Negócios Jurídicos Processuais no Processo Civil Brasileiro. Texto preparado para o I Congresso Peru-Brasil de Direito Processual e apresentado em Lima, no Peru, novembro de 2014, com acréscimos e adaptações feitas após a sanção e promulgação do novo Código de Processo Civil brasileiro. Disponível em < http://www.academia.edu/10270224/Neg%C3%B3cios_jur%C3%ADdicos_processuais_no_processo_civil_brasileiro> Acesso em 18/10/2019.

DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Introdução ao Direito Processual Civil, Parte Geral e Processo de Conhecimento. v.1. 17ª. ed. Revista, ampliada e atualizada. Editora: JusPODIVM, 2015.

GOUVÊA NETO, Flávio de Freitas. Os contratos na mediação: Conheça os diferentes instrumentos contratuais de um processo de mediação. Disponível em < https://freitasgouvea.jusbrasil.com.br/artigos/443709611/os-contratos-na-mediacao> Acesso em 19/10/2019.

LIMA, Wesley. Uma nova abordagem da jurisdição no Processo Civil contemporâneo. Disponível em <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5290.> acesso em 18/10/2019.

MENEZES, Rafael de. Disponível em < http://rafaeldemenezes.adv.br/aula/parte-geral/parte-geral-resumo-da-parte-geral-do-codigo-civil/> Acesso em 16 de outubro de 2019.

NOGUEIRA. Pedro Henrique. Negócios jurídicos processuais. Editora: JusPODIVM,2016.

PARKINSON, Lisa. Mediação familiar. 2. Tri. Belo Horizonte: Del Rey, 2016.

REZENDE DE ALMEIDA, Diogo Assumpção. A contratualização do processo. Das convenções processuais no processo civil. De acordo com a novo CPC. Ed. LTR, São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Maciel, A. D., & Gouvêa, C. B. (2020). A negociação contratual contida na mediação privada. IUS GENTIUM, 10(3), 100–118. https://doi.org/10.21880/ius gentium.v10i3.498

Edição

Seção

Artigos