Confrontando avaliações: exame nacional de cursos e análise envoltória de dados

Autores

  • Renato Sérgio Borges FGV - Fundação Getúlio Vargas - DF; USP - Universidade de São Paulo e UCB Universidade Católica de Brasília - DF

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v1i2.98

Resumo

O texto tem como finalidade demonstrar resultados de uma pesquisa em que se verificou a convergência de resultados do Exame Nacional de Cursos (ENC) e da Análise Envoltória de Dados DEA (Data Envelopment Analysis). Foi realizada uma comparação dos resultados alcançados por 181 cursos de Administração, no último ENC, que foram obtidos com a utilização da DEA. O primeiro modelo tem mensurações objetivas e análise in loco das condições dos cursos. O segundo utiliza-se de programação matemática para verificar a eficiência alocativa de insumos e aponta as correções necessárias para que os gestores das instituições possam mobilizar seus recursos da melhor forma. Os insumos utilizados pela DEA para avaliar o curso de Administração foram os recursos disponíveis nas instituições (departamentos), assim como o corpo docente, as instalações, a organização didático-pedagógica e o número de vagas disponíveis. Nas simulações, foram comparados resultados de instituições privadas e públicas (federais). Constataram-se consideráveis convergências nos resultados alcançados pela aplicação dos dois modelos, bem como discrepâncias. Por essa razão, os resultados sugerem a continuação dos estudos, incluindo um maior número de variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BORGES, R. S. Confrontando avaliações: exame nacional de cursos e análise envoltória de dados. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 259–271, 2012. DOI: 10.22169/revint.v1i2.98. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/98. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo