Perdas de produtividade devido à produção de peças defeituosas: um estudo de caso no setor de montagem em uma indústria fabricante de máquinas têxteis

Autores

  • Mário Vieira Jacques Neto UFRGS - Universidade Federal do Rios Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v1i1.91

Resumo

O presente artigo trata de uma análise das perdas da produtividade durante o processo de um conjunto de operações em uma indústria de máquinas de têxteis. Esta análise está relacionada com os conceitos da produção magra, em particular as perdas devido à produção de produtos com defeitos. Por meio da identificação dos defeitos, foi medido o tempo desperdiçado para a correção das peças, esta, uma vez desperdiçada, indica o valor para determinar as perdas da produtividade. Quando os defeitos foram identificados e as perdas foram determinadas, os defeitos tornaram-se repetitivos e relacionavam-se aos processos, o que tornou possível encontrar as causas da raiz dos defeitos. Uma planta da intervenção foi traçada aos processos críticos, a partir do que se obteve uma redução significativa dos defeitos e das perdas além de uma melhoria nos processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

JACQUES NETO, M. V. Perdas de produtividade devido à produção de peças defeituosas: um estudo de caso no setor de montagem em uma indústria fabricante de máquinas têxteis. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 137–167, 2012. DOI: 10.22169/revint.v1i1.91. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/91. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo