FENOMENOLOGIA VERSUS POSITIVISMO CIENTÍFICO: metodologia aplicados a pesquisas em comunidades humanas

Autores

  • Eduardo Beltrão de Lucena Córdula PRODEMA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v10i21.617

Resumo

O campo da pesquisa científicas para o ser humano traz duas abordagens principais, a Quantitativa e a Qualitativa, que divergem quanto aos aspectos metodológicos, principalmente quanto a segunda, que, pela sua complexidade de entendimento, ainda encontra resistência em sua aceitação pela comunidade científica, ficando restrita as áreas sociais e humanas da academia. No entanto, colocando oposta ao positivismo quantitativo, sua análise da subjetividade humana a partir das vivencias e interações dos sujeitos, os resultados obtidos mostram quando analisados por esta abordagem e metodologia, trazem um recorte mais detalhado e apurado das realidades investigadas. Os conflitos entre estas vertentes são evidentes, mas cada qual com sua aplicabilidade em virtude do objeto a ser estudado e das hipóteses a serem testadas pela metodologia científica, sendo o fundamental, o respeito a ética na pesquisa com seres humanos, em acordo com o que determina a legislação vigente, visando unicamente o bem-estar das comunidades envolvidos e consonância com o desenvolvimento técnico-científico da sociedade.



DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v10i21.617

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, PRODEMA/UFPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPB; Especialista em Supervisão Escolar pelo IESP; Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB; Pesquisador do GEPEA/GEPEC do Centro de Educação da UFPB, Campus I; Diretor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Cabedelo-PB; Presidente da Ong MAR Movimento de Arte e Apoio a Sobrevivência Cultural; Integrante da Ong Maré Produções Artísticas e Culturais. Educador Socioambiental, escritor e pesquisador atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental (formal e informal), educação formal, meio ambiente.

Downloads

Publicado

2016-05-05

Como Citar

BELTRÃO DE LUCENA CÓRDULA, E. FENOMENOLOGIA VERSUS POSITIVISMO CIENTÍFICO: metodologia aplicados a pesquisas em comunidades humanas. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 698–713, 2016. DOI: 10.22169/revint.v10i21.617. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/617. Acesso em: 5 maio. 2024.