Características da formação matemática das futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental a partir de cursos pedagogia de Curitiba

Autores

  • Lincoln Souza Taques Filho

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v7i14.323

Resumo

Este texto tem por finalidade mostrar de que maneira se apropriar dos conhecimentos matemáticos necessários para exercer o magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental das formandas de 2011 de três cursos de Pedagogia da cidade de Curitiba. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado a 124 formandas em três importantes Universidades de Curitiba, sendo duas particulares e uma pública. Cientes da complexidade da formação da Pedagoga como Professora generalista (que pode atuar em todas as disciplinas das séries iniciais do Ensino Fundamental), mas que ao desenvolver sua docência deverá atender as necessidades específicas de cada disciplina. Buscou-se informações considerando três categorias de análise: 1) a relação de afetividade das formandas com a disciplina de Matemática; 2) as relações cognitivas com a disciplina; 3) os aspectos didáticos pedagógicos da formação matemática recebida pelas formandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Souza Taques Filho

Downloads

Como Citar

TAQUES FILHO, L. S. Características da formação matemática das futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental a partir de cursos pedagogia de Curitiba. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 262–277, 2012. DOI: 10.22169/revint.v7i14.323. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/323. Acesso em: 26 abr. 2024.