Alfaletrar: representações e processos interligados - leitura e escrita

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização; Escrita; Leitura; Letramento; Produção de texto

Resumo

Articular e compor a concepção de integração de Alfabetização e o Letramento é uma atribuição da mente genial de Magda Soares. A autora reuniu termos que estão conectados a campos de experiências amplos e específicos, mas intrinsecamente interligados, e que criativamente denominou de Alfaletrar. Nesta resenha, tratamos de desvelar de forma compacta o pensamento da autora para compreender a integração da alfabetização e letramento interligados e no mesmo processo de aprendizagem da criança. Reconhecendo que a escrita, a leitura, interpretação e produção de textos são habilidades que não podem ser concebidas de forma estanque ou separadas, mas organizadas, e em continuidade. As experiências e resultados de anos de pesquisa que a autora realizou sobre alfabetização, letramentos, gêneros textuais em vários suportes, em situações e usos sociais estão reunidos na obra e exposto de forma planejada e orientada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Arantes, Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais

Mestranda em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – CEFET/MG e em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Cláudia Leão de Carvalho Costa , Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – CEFET/MG

Mestre, Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – CEFET/MG.

Referências

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2022. 352 p.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

CRISTINA ARANTES, L.; LEÃO DE CARVALHO COSTA , C. Alfaletrar: representações e processos interligados - leitura e escrita . REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 18, p. e023do3r02, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2478. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê