Princípios filosóficos de Spinoza e suas contribuições para física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2347

Palavras-chave:

Correntes Filosóficas; Física; Paradigmas.

Resumo

A Física e a Filosofia são ciências conhecidas pela sua relevância, tanto no desenvolvimento tecnológico, quanto na construção do pensamento da sociedade. Entretanto, nas escolas e universidades sempre foram reconhecidas como independentes e físicos e filósofos não reconhecem a importância de uma para a outra. Este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre as bases filosóficas presentes na Física, bem como sua importância para o desenvolvimento e conquista da identidade desta ciência, além de apresentar as principais afinidades de Spinoza na construção da Teoria da Relatividade proposta por Albert Einstein. A metodologia usada na construção da pesquisa foi bibliográfica. Através da pesquisa, encontramos evidências de que as correntes filosóficas influenciaram as principais descobertas da Física, entre as quais destacamos as leis que descrevem o movimento dos corpos, propostas por Isaac Newton, como uma confirmação da corrente filosófica de René Descartes. Destacamos também as convergências entre o pensamento filosófico de Benedictus Spinoza no século XVII e Albert Einstein na construção da Teoria da Relatividade. Neste sentido, o texto traz elementos que mostram a importância da Filosofia para a Física, no processo de construção de sua identidade e nas principais revoluções científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Devacir Vaz de Moraes, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC – UFMT.

Eder Joacir de Lima

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC- UFMT.

Daniel Dunck Cintra

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC- UFMT.

Downloads

Publicado

2022-08-14

Como Citar

VAZ DE MORAES, D.; LIMA, E. J. de; DUNCK CINTRA, D. Princípios filosóficos de Spinoza e suas contribuições para física. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 694–708, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i42.2347. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2347. Acesso em: 20 abr. 2024.