As significações de uma mãe-docente-pesquisadora em meio à pandemia

Autores

Palavras-chave:

pandemia; educação a distância; ensino remoto emergencial; mãe-docente-pesquisadora.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as significações de uma professora de educação básica, mãe, pequena empresária e pesquisadora durante o ensino remoto implementado na pandemia de COVID-19. Para tal, abordaram-se os temas Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, design instrucional e inovação. Busca explicitar a rotina da pesquisadora, ao apropriar-se de habilidades no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, durante o curso de um mestrado profissional, e aplicar essa competência adquirida à vida pessoal e profissional. Por fim, levanta a possibilidade de uma sequela positiva da pandemia: a valorização do protagonismo do professor e a aplicação mais contundente das ferramentas tecnológicas na educação após o período pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Caetano de Souza, Universidade de Taubaté-UNITAU

Mestra em Educação – UNITAU/SP. Docente na Educação Básica da Rede Pública de Ensino – São José dos Campos/SP.

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté

Virginia Mara Próspero da Cunha, graduação em Educação Física e Pedagogia pela Unitau (1986 e 1989), Mestrado e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003 e 2009). Docente da Universidade de Taubaté, Diretora do Departamento de Educação Física (2011 a 2016) e Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU/CAPES (2011 a 2018). Atualmente é docente do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação, Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/UNITAU (2018 a 2022) e coordenadora dos Programas e Projetos de Extensão (Pró-reitoria de Extensão/Unitau).

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

CAETANO DE SOUZA, C. L.; PRÓSPERO DA CUNHA, V. M. As significações de uma mãe-docente-pesquisadora em meio à pandemia. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 486–499, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2334. Acesso em: 29 mar. 2024.