O Webinar como recurso na pós-graduação a distância: interdisciplinaridade e interação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2326

Resumo

As TICs são importantes para a Educação a Distância no cenário atual. Este artigo apresenta um estudo de caso acerca da interação de estudantes em webinários desenvolvidos na pós-graduação na área de comunicação durante a pandemia. Respalda à proposta desta pesquisa referencial teórico a respeito dos elementos que a compõem, particularmente sobre as mudanças educacionais na pandemia. Alicerçado sobre tal base teórica se insere um estudo de caso consoante a perspectiva de Yin (2001). O mecanismo crítico englobou a pesquisa exploratória, por meio de cinco webinários registrados pelos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Conforme os princípios de Bardin (2011) para análise de conteúdo, partiu-se de uma pré-análise, seguida por exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Como resultado, este artigo apresenta efetiva participação durante os eventos, com práticas interdisciplinares para a construção dos conhecimentos, pautadas por um ritual de interação e pela socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Gambôa Chimenes, Centro Universitário Uninter

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). professora de ensino superior e tutora acadêmica dos cursos de Pós-Graduação do Centro Universitário Uninter.

Elaine Cristina Hobmeir, Centro Universitário Internacional Uninter

Professora na Uninter (Curitiba - PR, Brasil). 

Clovis Teixeira Filho, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutorando em Ciências da Comunicação na Univerisidade de São Paulo – Professor na Uninter (Curitiba - PR, Brasil). 

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

GAMBÔA CHIMENES, E.; CRISTINA HOBMEIR, E.; TEIXEIRA FILHO, C. . O Webinar como recurso na pós-graduação a distância: interdisciplinaridade e interação. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 658–673, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i41.2326. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2326. Acesso em: 28 mar. 2024.