Multirreferencialidade enquanto instrumento de pesquisa na educação

Resumo

Este artigo traz uma contextualização acerca da multirreferencialidade como estratégia de pesquisa dentro do campo da educação, uma vez que se pauta na pluralidade de leituras acerca do objeto pesquisado. A experiência relatada é oriunda de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi averiguar as reverberações de uma formação docente em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula. A partir da perspectiva qualitativa, o estudo multirreferencial se valeu de instrumentos de produção de dados como revisão bibliográfica e documental, observação não-participante, diário de bordo, revisão sistemática de literatura, entrevista semi-estruturada, sistematização de dados por meio do software Iramuteq e análise de conteúdo de portfólios. Deste olhar plural e das conexões de sentido foi possível elaborar categorias temáticas que permitiu olhar para os dados produzidos com uma amplitude maior e extrair deles os elementos para a conversa entre a prática docente e as bases teóricas estudadas. Finalizado o itinerário, constatamos que a abordagem multirreferencial permitiu alcançar os objetivos da pesquisa a partir da perspectiva de estudo dos fenômenos educacionais de maneira heterogênea. Com as escolhas metodológicas chegamos a conclusão de que a formação pedagógica em metodologia da transmidiação possibilitou, a partir das experimentações em sala de aula, o engajamento estudantil, o trabalho com linguagem em diferentes mídias, uma aprendizagem compartilhada, tornar o estudante protagonista do seu processo formativo, identificar a necessidade de apropriação tecnológica pelos docentes e destacou na necessidade de melhoria da infraestrutura nas escolas com relação às tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valtemir Rodrigues, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UNB. Servidor técnico administrativo da Universidade de Brasília, UNB, Brasília, DF, Brasil.

Andrea Cristina Versuti

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UNB), Brasil

 

Publicado
2022-04-21
Como Citar
Rodrigues, V., & Cristina Versuti, A. (2022). Multirreferencialidade enquanto instrumento de pesquisa na educação. REVISTA INTERSABERES, 17(40), 152-174. https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2279