Análise de prosa: uma forma de investigação em pesquisas qualitativas

Resumo

Nas pesquisas em educação, observa-se uma prevalência de determinadas abordagens qualitativas de análise de dados, dentre elas a análise de conteúdo e os núcleos de significação. Por outro lado, em algumas pesquisas, percebe-se a falta de clareza da abordagem utilizada ou do caminho teórico-metodológico trilhado pelo pesquisador. Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de prosa, contribuição de Marli André, pesquisadora da área de metodologia da pesquisa e formação de professores, como uma abordagem original de análise de dados qualitativa que vem trazendo excelentes aportes a pesquisas de mestrado e doutorado, conforme tem-se identificado em diversos trabalhos. Ademais, este artigo descreve, de forma sistemática, como a abordagem foi empregada na pesquisa de doutorado realizada por Sigalla (2018). Desta forma, espera-se contribuir com elementos que ampliem a discussão sobre abordagens qualitativas e o entendimento da análise de prosa, oportunizando aos pesquisadores pensar nesta e em outras formas de utilização da referida abordagem, como potencial enriquecimento metodológico para suas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Andréa Afonso Sigalla, PUC-SP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP. Professora convidada em cursos de pós-graduação lato sensu. São Paulo, SP – Brasil.

 

Vera Maria Nigro de Souza Placco, PUC-SP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP. Professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Formação de Formadores, da PUC-SP. São Paulo, SP – Brasil.

Publicado
2022-04-21
Como Citar
Sigalla, L. A. A., & Placco, V. M. N. de S. (2022). Análise de prosa: uma forma de investigação em pesquisas qualitativas. REVISTA INTERSABERES, 17(40), 100-113. https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2276