Um caminho trilhado na artesania da pesquisa: análise discursiva e pós-estruturalismo na pesquisa em Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é expor e discutir processos e procedimentos de pesquisa trilhados em uma Dissertação de mestrado, tendo como foco a artesania da pesquisa. São discutidos percursos e articulações procedidas a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Foucaultianos, bem como o processo de construção de uma pesquisa pós-estruturalista, que está marcada pela não garantia do alcance de um resultado seguro. São também focalizados procedimentos possíveis para criar e afiar ferramentas que permitam lidar com os problemas específicos de pesquisas inspiradas neste referencial. No caso deste estudo, o caminho percorrido foi uma análise discursiva de inspiração foucaultiana, a partir da qual discutiu-se uma categorização de alguns escolares como indivíduos indisciplinados, que é também tramada na literatura de autoajuda de Augusto Cury direcionada a educadores. Com este partilhamento a posteriori do trajeto percorrido neste estudo, objetiva-se contribuir com a busca de pistas para a prática da pesquisa para aqueles que estejam trilhando nesse complexo terreno de problematizações decorrentes de perspectivas ligadas ao pós-estruturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimitrius Gonçalves Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Metodista Instituto Porto Alegre. Pesquisa nas áreas de Estudos Culturais e estudos foucaultianos em temas como literatura de autoajuda e educação e categorização do indisciplinado na escola.

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, onde atual no Programa de Pós-Graduação em Educação, e professora pesquisadora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Têm experiência na área de Educação com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando nos temas: Estudos Culturais em Educação, educação em ciência, pedagogias culturais e estudos culturais de ciência.

Publicado
2022-04-21
Como Citar
Gonçalves Machado, D., & Castagna Wortmann, M. L. (2022). Um caminho trilhado na artesania da pesquisa: análise discursiva e pós-estruturalismo na pesquisa em Educação. REVISTA INTERSABERES, 17(40), 76-99. https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2238