O direito à cidade que educa e os seus territórios nas práticas docentes: desafios à formação continuada de professores

Resumo

Este artigo trata do direito à cidade como prerrogativa de todos, e para isto situa o papel educador, segundo uma perspectiva de aproximação entre escola e cidade por meio de intervenções político-pedagógicas e da construção de territórios educativos somados aos desafios enfrentados durante a formação continuada de professores. Sendo assim, o objetivo geral é demonstrar a relevância da efetivação, nas práticas docentes escolares, do direito à cidade que educa em prol da formação para e pela cidadania ativa. A metodologia do trabalho recorre a estudo exploratório documental e bibliográfico de abordagem qualitativa, cuja reflexão assevera que espaços urbanos constituem potenciais territórios educacionais de valiosas oportunidades de formação e de aprendizagens contextualizadas, conectadas com a vida na tessitura da cidadania ativa para assegurar o direito humano à cidade que educa. Deste modo, importa às práticas docentes escolares conceber o espaço como matriz formadora do humano e a cidade como agente, conteúdo e sujeito da educação, o que impõe desafios à formação continuada docente, visto que precisa pensar sintonizada com a retomada humana da formação da/na cidade com as pessoas, desdobramento pedagógico necessário para uma cidadania de alta intensidade no marco da cidade que educa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional Uninter

Professora do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu - Metrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - PPGENT.

Marcio Tascheto da Silva , Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor do Curso de História e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria/RS - Brasil.

Simone José Aparecida da Silva Santos , Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutoranda em Educação pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba/PR - Brasil. Professora da Escola Estadual Manoel Bandeira da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, Alta Floresta/MT - Brasil.

Publicado
2021-10-06
Como Citar
Donato, S. P., Silva , M. T. da, & Santos , S. J. A. da S. (2021). O direito à cidade que educa e os seus territórios nas práticas docentes: desafios à formação continuada de professores . REVISTA INTERSABERES, 16(39), 1135-1154. https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2205