Projetos inovadores, contextos fundamentais e lacunas de pesquisa na perspectiva das cidades educadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2197

Resumo

Pensar a cidade, com a cidade e para a cidade tem se tornado uma tarefa envolvente não apenas para os gestores municipais. Quando a educação é considerada fator fundamental para o desenvolvimento da cidade, surge a cidade como meio para uma formação integral do cidadão, desde a mais tenra idade. É nesse contexto que emerge a Cidade Educadora, uma proposta política e pedagógica transformadora do século XXI. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar os contextos fundamentais nos quais a perspectiva da cidade educadora emergiu e atualmente se desenvolve. Essa análise é importante para compreendermos as atuais iniciativas realizadas sob a bandeira da cidade educadora, outra tarefa que nos propusemos a realizar aqui. A metodologia aplicada consiste em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos nos revelam que a Cidade Educadora é uma arena rica de debates, inovações e de mobilização das administrações públicas municipais em prol da educação e da gestão participativa.  Algumas lacunas de pesquisa também foram identificadas e, por isso, reflexões e questionamentos foram levantados, podendo servir como ponto de partida para pesquisas futuras. Por último, conclui-se que a cidade ocupa papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e na formação cidadã, mas para que não se torne um discurso utópico, a Cidade Educadora deve fortalecer o desenvolvimento de projetos que promovam o engajamento das comunidades, instituições, escolas, etc. na construção da cidade que queremos para as próximas décadas, fazendo com que participem ativamente das mudanças que desejam para a educação e para as cidades envolvidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceli Ribeiro Alves, Professor do Ensino Superior no Centro Universitário Internacional UNINTER.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Geografia pela Universidade Queen Mary-Universidade Federal de Londrs. Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFPR.

Nelson Pereira Castanheira, Professor do Ensino Superior no Centro Universitário Internacional UNINTER.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad de Extremadura (UNEX), Espanha.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

RIBEIRO ALVES, A.; PEREIRA CASTANHEIRA, N. Projetos inovadores, contextos fundamentais e lacunas de pesquisa na perspectiva das cidades educadoras. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 987–1016, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i39.2197. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2197. Acesso em: 29 mar. 2024.