Direitos humanos e educação: como se expressam DCN e na BNCC

Resumo

Resumo

Nas sociedades contemporâneas, os direitos humanos são meios de garantia a dignidade, liberdade e a igualdade dos seres humanos. Como imperativo de construção de um mundo com menos desigualdade, no qual se respeitam as diversidades como fundamento da dignidade humana, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre as relações entre os direitos humanos e a educação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, e, como objetivo específico, analisar qual o entendimento que esses documentos apresentam sobre os direitos humanos. A pesquisa em educação, de abordagem qualitativa, teve como procedimento de geração de dados a pesquisa documental. Mediante a análise dos documentos curriculares, observou-se que a educação é compreendida em um viés de direitos humanos, como também promotora de direitos humanos, estando amplamente disseminada em seu texto. Muito embora os documentos possam conjuminar educação e direitos humanos, há diferenças entre ambos que expressam suas particularidades no que diz respeito aos seus contextos de produção e suas compreensões acerca dos modos como os direitos humanos são pensados na e para a educação básica.

 

Palavras-chave: BNCC; Direitos Humanos; Diretrizes Curriculares Nacionais; Educação em Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Elis dos Santos Hoffmann

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Karina Albuquerque Barreto

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Andrea Soares Wuo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
2021-07-25
Como Citar
Hillesheim, L., Hoffmann, J. E. dos S., Barreto, K. A., & Wuo, A. S. (2021). Direitos humanos e educação: como se expressam DCN e na BNCC. REVISTA INTERSABERES, 16(38), 501-527. https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2188