Educação tecnológica no ensino fundamental, anos finais, uma pesquisa-ação participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2170

Resumo

Por exigência da atual Base Nacional Curricular Comum proposta pelo Ministério da Educação, professores das escolas públicas e privadas reveem suas práticas para atender à nova geração de nativos digitais através do ensino da tecnologia. Os docentes buscam motivar seus alunos para a inovação tecnológica ao aplicar novos métodos de ensino, tais como Lean Startup, Game Learning, Design Thinking, Lean Education Technology e Letramento Digital. Portanto, o objetivo desta pesquisa é compreender como as atuais práticas de ensino tecnológico influenciam a construção do conhecimento da geração de nativos digitais. A metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e pesquisa-ação participativa em turmas do 6o ao 9o anos de uma escola privada no estado do Paraná. O resultado desta pesquisa é o registro documental do desenvolvimento de projetos dos alunos, em que se adotaram as metodologias Lean Startup, Game Learning, Design Thinking, Lean Education Technology e Letramento Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Carnevale de Almeida, Unicesumar, Maringá/PR

Doutora em informática pela Universidade de Évora, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar, e graduação em Engenharia de Software (modalidades presencial e EaD), Unicesumar/PR. Bolsista de Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

 

Erinaldo Nascimento, Colégio Objetivo de Maringá

Coorientador. Mestre em Bioinformática, Coordenador e Professor no Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa, SEED/PR.   Professor de TI EaD e no curso de Engenharia de Software presencial, UniCesumar, Maringá, Paraná, Brasil. ORCID. erinaldo.nascimento@unicesumar.edu.br.

João Paulo Bittencourt, Colégio Objetivo de Maringá

Pesquisador Externo. Professor do Colégio Objetivo de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9161-0944  joao.bittencourt@unicesumar.edu.br

Maria Gabriela Costa Lazaretti

Bolsista PIBIC8/ ICETI. Acadêmica do curso de Engenharia de Software,

Universidade Cesumar (UniCesumar), Paraná, Brasil.

Maryangela Sanchez Delfino, Colégio Objetivo de Maringá

Pesquisador Externo. Coordenadora do Colégio Objetivo de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2903-8996 . maryangela.delfino@objetivomaringa.com.br

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

ALMEIDA, I. C. de; NASCIMENTO, E.; BITTENCOURT, J. P.; LAZARETTI, M. G. C. .; SANCHEZ DELFINO, M. Educação tecnológica no ensino fundamental, anos finais, uma pesquisa-ação participativa. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 1260–1279, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i39.2170. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2170. Acesso em: 29 mar. 2024.