Educação em direitos humanos e educação democrática: uma conexão possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2166

Resumo

RESUMO

A construção de uma sociedade justa, igualitária e plural é um desafio do tempo presente e requer que se promova tanto uma educação democrática quanto uma educação em direitos humanos. O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a concepção de educação em direitos humanos e educação democrática, visando identificar se existe aproximação ou conexão entre essas duas concepções. Trata-se de um estudo qualitativo, com base em pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados evidenciam que a educação democrática e a educação em direitos humanos são como duas dimensões de uma mesma realidade, já que se conectam para o mesmo fim, que é o fortalecimento da democracia e da convivência plural e pacífica entre todas as pessoas, independentemente de classe, gênero, etnia/raça, religião, nação e orientação sexual.

Palavras-chave: Educação. Direitos humanos. Educação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Nunes

Mestrando em Educação pela UNOESC.

Neiva Furlin

Doutora em Sociologia pela UFPR (2014), com estágio de doutorado no Centro de Investigações Interdisciplinares em Ciências e Humanidades (CEIICH), da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) (2012). Pós-doutora pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

NUNES , D. .; FURLIN, N. Educação em direitos humanos e educação democrática: uma conexão possível?. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 528–547, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i38.2166. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2166. Acesso em: 29 mar. 2024.