Paradigmas Epistemológicos do Ensino-Aprendizagem em EAD

Autores

  • Sâmmya Faria Adona Universidade Estadual de Roraima - UERR / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR
  • Clarice Gonçalves Rodrigues Alves Universidade Estadual de Roraima - UERR/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR
  • Cláudio Travassos Delicato Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v12i25.1141

Resumo

A Educação a Distância – EaD – começou com cartas, mas com o avanço do mundo moderno a tecnologia tornou-se indispensável. Nesse diapasão, este artigo destaca o pensamento de alguns autores, baseado em livros e artigos científicos, que fundamentam esta mudança diante de técnicas utilizadas em um processo de análise qualitativa. É inegável que existem aqueles que são nativos nesse mundo virtual e cresceram envoltos da tecnologia. Contudo, também existem pessoas que viram as cartas sumindo com a passar do tempo e, muitos, não acompanharam o desenvolvimento tecnológico. Assim, o artigo objetiva analisar os paradigmas epistemológicos do ensino-aprendizagem em EaD considerando que é primordial que toda Instituição de ensino que oferece EaD tenha em seu projeto educacional a garantia de qualidade na educação, que deve ser oferecida independentemente dos conhecimentos tecnológicos que o aluno disponha no momento em que inicia um curso

DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1141

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sâmmya Faria Adona, Universidade Estadual de Roraima - UERR / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR

Professora de Educação Física, Mestrado em educação UERR-IFRR; Especialização em Planejamento, Implantação e Gestão em Educação EAD; Especialização em Docência Superior e Especialização em Comunicação Social e Novas Tecnologias.

Clarice Gonçalves Rodrigues Alves, Universidade Estadual de Roraima - UERR/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR

Professora de História do Instituto Federal de Roraima (IFRR - Campus Novo Paraíso). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de oralidade, interculturalidade, meio ambiente, metodologia de ensino e educação no campo.

Cláudio Travassos Delicato, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutor em Ciências Sociais, Linha de Pesquisa "Cultura, Identidade e Memória", da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-Marília (2011), mestre em Ciências Sociais pela UNESP-Marília (2004), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina UEL, graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) e Filosofia (Licenciatura) pela UNESP-Marília. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "Cultura e Gênero" - UNESP/ Marília e do "LIEG- Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero "- UNESP/ Marília. Professor de Sociologia - UERR- Universidade Estadual de Roraima. Membro do "Grupo de Pesquisa em Agricultura Tropical", da Universidade Estadual de Roraima - UERR Campus Rorainopólis, - Linha de Pesquisa: "Agricultura Familiar e Relações de Gênero", Coordenador do Nucleo de Estudos e Pesquisas em Teoria do Estado - NEPTE.

Referências

BELLONI, M.L. (2003). Educação a Distância. 3 ed. Campinas: Editores Associados, 2003.

BRASIL. Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso em 25 de maio de 2016.

BRITO, G. da S.. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. 2 ed. Curitiba: IBPEX, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CensoEAD.BR – Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

CORTELAZZO, I. B. de C. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. 3 ed. Revista e Atualizada. Curitiba: IBPEX, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instruções para Elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional: Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006. Disponível em: http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html. Acesso em 25 de maio de 2016.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 3 ed. Campinas: Papirus, 2008.

MORIN, E. Rumo ao abismo: ensaio sobre o destino da humanidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

RODRIGUES JUNIOR, J. C. B. Educação a Distância para Terceira Idade: possibilidades e caminhos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2007.

VASCONCELLOS, C. dos S. Artigo do Programa O Desafio da Qualidade da Educação, 2008. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Download/CSV-Desafio_da_Qualidade.pdf. Acesso em 25 de maio de 2016.

VILLARDI, R. & OLIVEIRA, E. S. G. Tecnologia na Educação. Uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

ADONA, S. F.; ALVES, C. G. R.; DELICATO, C. T. Paradigmas Epistemológicos do Ensino-Aprendizagem em EAD. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 168–177, 2017. DOI: 10.22169/revint.v12i25.1141. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1141. Acesso em: 19 abr. 2024.