Planejando e implementando formações na modalidade EAD

Autores

  • Keite Silva de Melo PUC-Rio, ISERJ/FAETEC e SME-Duque de Caxias.
  • Tiago da Silva Ribeiro INES
  • Marcus Vinícius Knupp Barreto SME-Duque de Caxias e SME-Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v11i24.1080

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta as dificuldades, anseios, diagnósticos e expectativas de quatro turmas de professores-implementadores, desafiados a formar os profissionais da educação da rede municipal de educação de Duque de Caxias (RJ), através da modalidade da educação a distância. Estes implementadores, experientes na dinamização de formação continuada no presencial, veem-se diante do desafio de planejar em outra modalidade. Para enfrentar coletivamente esse desafio, um grupo de professores-implementadores com experiência na modalidade EaD em universidades no Rio de Janeiro implementaram o curso “Planejamento de cursos a distância” aos seus pares, com objetivo de subsidiá-los para o planejamento, a gestão e à docência de novas formações no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. As expectativas trazidas não tendiam para extremismos (deslumbramento ou rejeição da modalidade), mas apontavam para questões reais do contexto e infraestrutura, buscando retratar a realidade do público-alvo (conexão, acesso e alfabetização digital, adaptação às especificidades, disponibilidade e demanda da modalidade, entre outros). Concluímos que este desafio, bem como as dificuldades que foram antecipadas, contribuíram para planejamentos sérios e exequíveis, levando esses professores-implementadores, que nesse relato ocupavam o papel de cursistas, a estabelecerem seus próprios etnométodos para o planejamento e implementação das futuras formações. Desafiados para a aprendizagem e docência de outra modalidade, foram despertados para a pesquisa, reflexão, trabalho em equipe, experimentação, avaliação constante e revisão de percursos.

 

Palavras-chave: educação a distância, planejamento docente, expectativas dos cursistas.

Abstract

The following study displays the drawbacks, longing, diagnosis, and expectations of four groups of training teachers challenged to teach teachers who work for the city of Duque de Caxias (RJ), Brazil, through the long distance method.  Such training teachers, who are experienced in face-to-face training classes, have a challenge to plan their classes in a different way.  In order to overcome such obstacle a group of training teachers with long distance learning experience within universities in Rio de Janeiro set up a course named “Long Distance Class Planning” to help their unexperienced peers to plan, manage, and teach within a virtual learning environment called Moodle. The expectations were neutral, not positive nor negative, but led to real questions regarding context and infrastructure in order to portrait the real situation of the target audience (web connection, digital access and literacy, adaptation to specificities, availability and demand for long distance learning, etc.). It is concluded that such challenge, as well as the anticipated difficulties, contributed to feasible and serious planning, which helped the training teachers to establish their own etnomethodology for future planning and courses.  When such teachers were challenged, they developed an interest in doing research, reflection, teamwork, experimentation, constant assessment, and revising their assumptions.

 

Keywords: long distance education, educational planning, students ‘expectations.

 

 

 

 

 

 

Resumen

En este artículo se presentan dificultades, ansiedades, diagnósticos y expectativas de los cuatro grupos de profesores-ejecutores, desafiados a capacitar a profesionales de la educación en la Red Municipal de Educación de Duque de Caxias (RJ), por medio de la modalidad de educación a distancia. Estos ejecutores, con experiencia en el fomento de la formación continua en la cara, se ven ante el desafio de la planificación en otro modo. Para hacer frente a este desafío colectivamente, un grupo de ejecutores de los profesores con experiencia en la modalidad de educación a distancia en las universidades de Río de Janeiro, implementado la " Planificación de Cursos a Distancia" a sus compañeros, con el fin de subvencionar a ellos para la planificación, gestión y la enseñanza de nuevas formaciones en el entorno virtual de aprendizaje Moodle. Las expectativas traído no tendían al extremismo (modo de maravilla o rechazo), pero señalaron que los problemas reales del medio ambiente y la infraestructura, tratando de retratar la realidad del público objetivo (conexión, el acceso y la alfabetización digital, la adaptación a lo específico, la disponibilidad y el modo de demanda , entre otros). Llegamos a la conclusión de que este desafío, y las dificultades que se habían previsto, contribuyeron a planes serios y viables, teniendo estos profesores-ejecutores que esta cuenta a la función de los estudiantes de maestros, para establecer sus propios etnométodos para la planificación y ejecución de la formación futura. Desafiado para el aprendizaje y la enseñanza de otra forma de realización, los despertó para los cursos de investigación, reflexión, trabajo en equipo, experimentación, evaluación y revisión constante.

 

Palabras clave: educación a distancia, planificación de la enseñanza, expectativa de los participantes de curso.



DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i24.1080

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keite Silva de Melo, PUC-Rio, ISERJ/FAETEC e SME-Duque de Caxias.

Doutoranda em Educação na PUC-Rio, mestra em educação pela UNESA, especialista em Supervisão Educacional pela UNICAM, especialista em Mediação Pedagógica em EaD pela PUC-Rio e Pedagoga pela UERJ.

É professora do curso de Pedagogia do ISERJ e coordenadora de tutoria do Lante/UFF. Está licenciada da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, onde atuava no Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire com  o planejamento e gestão de formações continuadas para os profissionais da rede na modalidade EaD.

Tiago da Silva Ribeiro, INES

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006 e 2011). Atuou como professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e na graduação da Faculdade de Formação de Professores da FEBF - Uerj. Na rede de Duque de Caxias, também atuou desenvolvendo cursos on-line para a rede, como revisor, desenhista instrucional, professor-autor e mediador. Atualmente, integra a equipe de ensino on-line do Instituto Nacional de Educação de Surdos, como professor efetivo de Ensino de Língua Portuguesa do Departamento de Ensino Superior da instituição. Sua formação mais recente é o Doutorado em Letras pela Puc-Rio, em que investigou as características do internetês, além de ressaltar a importância de seu estudo mais aprofundado para aproveitamento em diversas áreas de conhecimento, principalmente na educação. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase no tratamento da linguagem nas novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, ensino, abreviaturas, escrita e léxico. Orienta há quatro anos trabalhos monográficos de pós-graduação em novas tecnologias aplicadas à educação pelo Laboratório de Novas Tecnologias, da UFF.

Marcus Vinícius Knupp Barreto, SME-Duque de Caxias e SME-Rio de Janeiro

É professor de Língua Portuguesa. Bacharel em Letras (português-inglês) e pós-graduado em Língua Portuguesa: Estudo do Texto pela UFRJ. Mestre em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Atualmente é professor pesquisador da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire) e professor do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. Tem dez obras publicadas nas áreas de Língua Portuguesa, Interpretação de Textos e Redação para concursos públicos.

Referências

BRASIL. (Republica Federativa do Brasil). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394, de 20 dez. 1996). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996.

GATTI, Bernadete A. e BARRETTO. Elba S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v.15, n.45, 2015. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=15316. Acesso em 09 jun. 2016.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf . Acesso em 13 jul. 2016.

SILVA, Marco. Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação. Boletim técnico do SENAC. 2000. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/263/boltec263c.htm. Acesso em: 10 nov. 2009.

VALENTE, José Armando. O “estar junto virtual” como uma abordagem de educação a distância. In: VALENTE, J. A. e BUSTAMANTE, Silvia B. V. (orgs.) Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.

_____________. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista. n. 4. Curitiba,2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em 20 mar. 2016.

VILAÇA, Márcio L. C. e ARAÚJO, Elaine Vasquez F. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: VILAÇA, Márcio L. C. e ARAÚJO, Elaine Vasquez F. (org). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. Disponível em: http://marciovilaca.com/site/download/185/ Acesso em: 09 mai. 2016.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente- o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. S. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

_________. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZEICHENER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf . Acesso em 10 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

MELO, K. S. de; RIBEIRO, T. da S.; BARRETO, M. V. K. Planejando e implementando formações na modalidade EAD. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 534–545, 2016. DOI: 10.22169/revint.v11i24.1080. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1080. Acesso em: 27 abr. 2024.