Estratégias de contextualização no ensino de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio

Autores

  • Rodrigo de Cássio Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA/PR CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v11i24.1053

Resumo

O presente artigo discorre sobre as diferentes estratégias de contextualização no ensino de botânica, em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Tendo em vista a importância dos vegetais para o homem e a manutenção da vida, faz-se necessário o entendimento dos mais variados fenômenos envolvidos nesta teia de relações. Para este trabalho realizou-se uma pesquisa básica, do tipo descritivo, sendo esta de natureza qualitativa e de campo em que foram observados os seguintes recursos nos livros: texto informativo, figuras, fotografias, quadro comparativo, esquemas e boxes explicativos, bem como a associação destes. Com a finalidade de identificar de que maneira os livros didáticos exploram os recursos para a contextualização do ensino de Botânica, servindo então como um facilitador da aprendizagem significativa. Após a identificação destes aspectos, realizou-se uma breve discussão em relação aos recursos, associados a temas previamente selecionados, dentro do grupo dos vegetais. Pode-se perceber que os livros didáticos, em sua maioria, exploram principalmente a fotografia como um recurso ligado a aproximação dos conteúdos à realidade cotidiana dos alunos. Destacando-se, também, o uso de boxes explicativos como uma alternativa para evidenciar situações em que a Botânica se faz presente na vida humana.



DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i24.1053

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Cássio Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA/PR CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Especialista em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP / FIOCRUZ), Doutor e Mestre em Ciências (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

SILVA, R. de C. Estratégias de contextualização no ensino de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 596–607, 2016. DOI: 10.22169/revint.v11i24.1053. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1053. Acesso em: 28 abr. 2024.