A evasão no ensino médio

Autores

  • JANAINE TROMBINI Univates
  • FABIANE OLEGRÁRIO UNIVATES
  • Luís Fernando Da Silva Laroque Centro Universitário Univates - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v12i25.1042

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que levam os alunos a evadir as salas de aula de uma escola pública de ensino médio localizada no Vale do Taquari/RS e as práticas pedagógicas/estratégias que o supervisor poderá elaborar juntamente com o grupo de professores e funcionários. Nos últimos anos a realidade de muitas escolas públicas há grande índice de evasão no ensino médio. Nesta direção, o trabalho preocupou-se também em encontrar maneiras/estratégias possíveis de serem executadas pelo grupo gestor juntamente com os professores a fim de amenizar esse elevado índice de evasão. Foram realizadas revisões bibliográficas de obras que tratam sobre a evasão escolar (livros, leis, artigos) e também realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores do ensino médio de uma escola publica estadual do município de Progresso, juntamente com questionários sobre o tema deste projeto com supervisores e alunos (casos) que permanecem nesta escola.

DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1042

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JANAINE TROMBINI, Univates

Graduação em História - Univatespós-graduação em Gestão e Supervisão pela Faculdade de Administração, Ciencias, Educação e Letras, Aupex de Santa Catarina

FABIANE OLEGRÁRIO, UNIVATES

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista da Capes durante o curso. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Univates. Atuou na Educação Básica com a educação infantil e com as séries iniciais. Experiência na gestão escolar, como coordenadora pedagógica da Escola Pública. Tem interesse na filosofia da diferença de Gilles Deleuze, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, para pensar a Escola e as implicações históricas implicadas na constituição do sujeito. Coordena e participa de um grupo de estudos "O que pode a Educação" vinculado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário - UNIVATES, para acadêmicos dos cursos das Licenciaturas, Psicologia e egressos. Integra o quadro de professores da escola pública estadual na qual atua como coordenadora pedagógica do curso normal. Docente do Centro Universitário Univates vinculada ao curso de Pedagogia. Coordenadora do PIBID no curso de Pedagogia. Professora de metodologia de pesquisa do curso de pós-graduação Latu Sensu Orientação e Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional da Aupex.

Luís Fernando Da Silva Laroque, Centro Universitário Univates - UNIVATES

Doutorado em História. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Univates

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

TROMBINI, J.; OLEGRÁRIO, F.; DA SILVA LAROQUE, L. F. A evasão no ensino médio. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 144–151, 2017. DOI: 10.22169/revint.v12i25.1042. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1042. Acesso em: 29 mar. 2024.