CHAMADA DE ARTIGOS PARA SEÇÃO TEMÁTICA

2021-04-30

Caro(as) Pesquisadores(as)

A Revista Intersaberes, publicação digital, veiculada quadrimestralmente, é de responsabilidade editorial do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado e Doutorado Profissional: Educação e Novas Tecnologias UNINTER, convida para o envio de artigos conforme indicações a seguir:

Volume 16, n. 39 -  Dossiê "Cidade Educadora e Territórios Educativos, formação de professores e tecnologias: Diálogos Contemporâneos".

Período de submissão: até 30 de junho de 2021.

Previsão de publicação:  setembro de 2021.

Editores Associados:

- Dr. José António Marques Moreira (UAB, Portugal)

- Dr. Marcio Tascheto da Silva (UFN; UPF) 

- Dra. Sueli Pereira Donato (UNINTER) 

- Dr. Alvaro Martins Fernandes Junior (UNINTER)

Na atualidade, o conceito de educação se amplia, a formação se alarga ao longo da vida e perpassa diferentes espaços das cidades permeados por sujeitos em suas diversidades culturais, políticas, econômicas e sociais, sob a égide das tecnologias e desigualdades sociais. Nesse cenário, situa-se a educação formal, não formal e a formação de professores/educadores face ao desafio de uma formação que dialogue com as demandas e a complexidade de seu tempo, como a necessidade das instituições de ensino de educação básica e superior, ampliar o universo de compreensão sobre a formação e as práticas pedagógicas.  Com efeito, na perspectiva de romper com esse emparedamento de modo a inseri-las criticamente em seu entorno no contexto de uma cidade que educa e se educa, vislumbra-se os espaços educadores (sustentáveis) das cidades cada vez mais habitáveis em suas dinâmicas próprias, como lugares de convivência e exercício da democracia, potenciais territórios educativos que abarcam valiosas oportunidades de formação e aprendizagens contextualizadas, conectadas com a vida. Trata-se, de desvelar/construir/revelar seu potencial de intervenção político-pedagógica e matriz formadora do humano na perspectiva de uma sociedade mais participativa, justa e solidária, envolto às tecnologias digitais e sociais. Observando esse cenário, o dossiê tem por objetivo reunir textos e pesquisas que apresentem uma discussão teórica ou empírica pertinente a formação e prática docente na/da/para a cidade educadora e territórios educativos (não exclusivamente), de pesquisadores nacionais e internacionais os quais possam abarcar seus desafios, questionamentos, possibilidades e perspectivas em torno dessa temática, na tessitura de diálogos contemporâneos que contribuam para fomentar pedagogias urbanas, o direito humano à educação e à cidade como matriz formadora do humano, para e pela cidadania ativa.

Local e condições para submissão dos textos: 

https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/about/submissions