A universalidade apriorística dos direitos humanos

Autores

  • Luiz Fernando Coelho Ex-professor das Universidades Federais do Paraná e Santa Catarina. Atualmente, Professor de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito de Francisco Beltrão (CESUL).

DOI:

https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v3i2.54

Resumo

O tema desta palestra é um dos assuntos palpitantes da doutrina dosdireitos humanos. Especificamente, meu propósito é intervir no debate sobre afundamentação desses direitos, tema que envolve a teoria política e a filosofiado direito, além de, é claro, a teoria constitucional e o direito internacional.Inobstante essa dimensão interdisciplinar, quase transdisciplinar, vouater-me a um enfoque jusfilosófico, abstendo-me de comentários sobre adogmática constitucional e internacional, o que deixo para os especialistas.Mas agradeço a oportunidade que o Curso de Direito da FACINTER oraproporciona, de apresentar algumas idéias que considero data vênia originais,em especial porque proponho uma releitura da doutrina kantiana sobre osfundamentos da moral e do direito, e, em consequência, dos direitos humanos,o que para muitos parecerá injustificável ousadia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Coelho, Ex-professor das Universidades Federais do Paraná e Santa Catarina. Atualmente, Professor de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito de Francisco Beltrão (CESUL).

Doutor em Filosofia

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Coelho, L. F. (2012). A universalidade apriorística dos direitos humanos. IUS GENTIUM, 3(2), 1–15. https://doi.org/10.21880/ius gentium.v3i2.54

Edição

Seção

Conferências e Palestras