A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DA MORAL E DO DIREITO: REPENSANDO O IMPERATIVO CATEGÓRICO

Autores

  • Luiz Fernando Coelho Uninter

DOI:

https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v11i6.174

Resumo

Esta oportunidade de proferir uma aula na Universidade de Coimbra tem para mim significado especial, além da honra que representa para um professor brasileiro. É a possibilidade de expor uma tese inédita, ainda que dentro do contexto macrofilosófico que venho elaborando desde os anos 70, em torno das implicações do criticismo jurídico-epistemológico que denominei Teoria Crítica do Direito.

Como efeito, após uma conferência na Escola de Direito da Universidade do Minho, onde analisei a possibilidade de unificar a crítica do direito para os países de língua portuguesa, é-me oportunizada a apresentação de uma de suas decorrências mais expressivas, a desconstrução da doutrina do imperativo categórico, que tem sido o refúgio das principais expressões das concepções metaéticas contemporâneas. Ao repensar o transcendentalismo kantiano, examino a possibilidade de alicerçar a moral e o direito e, consequentemente os direitos humanos, na mesma racionalidade vista por Kant nos juízos sintéticos a priori.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Coelho, Uninter

Ex-professor das Universidades Federais do Paraná e Santa Catarina. Atualmente, professor da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, PR, e do Centro Universitário Internacional – UNINTER de Curitiba.

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Coelho, L. F. (2015). A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DA MORAL E DO DIREITO: REPENSANDO O IMPERATIVO CATEGÓRICO. IUS GENTIUM, 11(6), 6–18. https://doi.org/10.21880/ius gentium.v11i6.174

Edição

Seção

Artigos