Farol do Saber e Inovação: interlocuções com o território educativo

Resumo

O objetivo do presente artigo é identificar as produções acadêmicas realizadas sobre o Farol do Saber e Inovação. Analisa-se, também, em que medida este objeto de estudo dialoga com a questão do território, ao englobar os conceitos de territorialidade, território educativo e cidade educadora.  O referencial teórico destaca autores e pesquisadores como Santos (1985, 2020), Albagli (2004), Haesbaert (2004), Gadotti (2006) e Moll (2019), que alicerçam a fundamentação teórica. Inicialmente, o artigo contextualiza o tema e, em seguida, apresenta a metodologia utilizada; trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem quantitativa e qualitativa de dados, conforme Marconi e Lakatos (2003). Nos resultados, discute-se como o Farol do Saber está inserido no território. Conclui-se que a temática é pouco estudada, no entanto, a investigação traz contribuições relevantes sobre o conceito de território educativo,  o que fortalece a perspectiva de uma cidade educadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuliane Keli Bastos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda- Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade(UTFPR), pedagoga concursada da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Silvestre Labiak Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professor no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (UTFPR).

 

Publicado
2021-10-06
Como Citar
Gonçalves de Oliveira, S., Keli Bastos , Z., & Labiak Junior, S. (2021). Farol do Saber e Inovação: interlocuções com o território educativo . REVISTA INTERSABERES, 16(39), 1181-1196. https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2214