Currículo, tecnologias e projeto de nação

Resumo

Esse artigo tece o diálogo entre cultura e educação, tendo a cultura digital como uma das mediadoras e a construção do currículo como eixo central para o projeto de nação. Não se esquivam as contradições, retrocessos e incoerências que permeiam esse diálogo, nem os avanços caminhados na escola republicana. Destaca os perigos que podem enviesar esse diálogo e os retrocessos transvestidos de inovação educacional. Pondera as armadilhas ideológicas e conceituais que a sociedade de consumo e a economia financista colocam à função social da escola, do currículo e do papel das tecnologias na educação. Analisa as políticas públicas e seus avanços, concluindo que a integração entre tecnologias e currículo pode se mostrar como um dos caminhos, quando tratam das tecnologias como meios para a humanização, para o empoderamento e para a libertação com vistas à qualidade social da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), com Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Fez seu Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon - França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de Sao Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - 2020). Diretor de avaliação, currículo e formação - COPED - da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo, Foi diretor Nacional do SESC nas áreas de Educação e Cultura (2017). É Membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do futebol e do São Paulo:Companhia de Dança. É membro honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informatica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino-aprendizagem, informática e formação de professores.

Publicado
2021-10-06
Como Citar
Silva, M. da G. M., & Almeida, F. J. de. (2021). Currículo, tecnologias e projeto de nação. REVISTA INTERSABERES, 16(39), 1049-1071. https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2211