Ciudades educadoras, territorios educacionales y desarrollo profesional docente: entre prescripciones y singularidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2204

Resumo

O artigo analisa a relação entre escola, cidade e território, a partir de perspectivas e experiências de educação integral. O desenvolvimento integral considera não apenas o aspecto intelectual, mas também as diferentes formas e linguagens pelas quais os sujeitos aprendem e constroem suas identidades, seus modos de ser e estar no mundo, no contato com outras pessoas, com o meio ambiente e com a sociedade. Na análise desenvolvida neste artigo, a articulação com o território é fundamental para a educação integral no cotidiano escolar, bem como nas ações e políticas que garantem o desenvolvimento integral da cidadania. Nos territórios educacionais, as pessoas constroem suas subjetividades, modos de ser e de se relacionar com os outros. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental qualitativa, foi possível compreender a relação entre cidade, escola e territórios educacionais. A elucidação do significado de território educacional permite ações escolares que possibilitem um melhor aproveitamento dos espaços da comunidade e proporcionem um processo educativo vinculado às vivências cotidianas dos alunos. Tornar a cidade um objeto de educação significa superar os limites da superficialidade e da parcialidade que a aprendizagem que ocorre no meio urbano muitas vezes pode apresentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco - Campus de Petrolina

Doutora em Educação (USP) – Professora Permanente do PPGEdumatec/UFPE - Recife – PE – Brasil.

Neide Elisa Portes dos Santos, UEMG

Doutora em Educação (UFMG) – Professora Adjunta da FaE-UEMG – Belo Horizonte – MG – Brasil.

Antonio Carrillo Avelar, UNAM

Pós-doutor em Educação pela USP - Brasil, Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Autônoma Metropolitana (México) – Professor e investigador do Programa de Pós-graduação da Universidade Pedagógica Nacional e Professor do Programa de Pós-graduação em  Pedagogia da Universidade Nacional Autônoma do México – Cidade do México – México

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

CUSATI, I. C. .; SANTOS, N. E. P. dos; CARRILLO AVELAR, A. . Ciudades educadoras, territorios educacionales y desarrollo profesional docente: entre prescripciones y singularidades. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 1115–1134, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i39.2204. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2204. Acesso em: 18 abr. 2024.