A Educação Física na ditadura militar: uma abordagem tecnicista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2185

Resumo

O presente artigo reflete sobre a educação tecnicista e sua presença na Lei n.º 5692/71, que influenciou os currículos escolares, com destaque para a disciplina Educação Física. O interesse basilar desta lei era aumentar a eficiência produtiva no mundo do trabalho, considerando a importância da educação escolarizada para atingir as finalidades do ensino patrocinado pelo governo, cujos princípios básicos para a Educação Física eram a disciplina e o alto rendimento. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a atuação da Educação Física na ditadura militar, influenciada pela educação tecnicista que orienta a Lei n.º 5692/71, e como a disciplina e suas concepções pedagógicas se configuraram no contexto tecnicista. A partir do método de pesquisa histórico-documental, descrevem-se as fontes documentais e legislações educacionais brasileiras do período. Segundo Silva (2009), este método de investigação da realidade pode ser usado tanto nas abordagens de natureza positivista como nas de caráter compreensivo com enfoque crítico. Nesta perspectiva, os autores Castellani Filho (2010), Saviani (2000; 2007) e Horta (2011) ressaltam a resistência docente à época, protagonista na transição democrática, pois, a evolução social e a educação concorriam para o objetivo comum do desenvolvimento nacional que possibilitava o projeto humano individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Cristina de Souza Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica

do Paraná – PUCPR

Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela mesma universidade e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCPSP). É professora titular de História da Educação da PUCPR e integra o grupo nacional de pesquisa HISTEDBR (História e sociedade da educação no Brasil). Coordena o HISTEDBR Curitiba. Sócia fundadora da SBHE, e sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pesquisadora do CNPQ Pq2

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

SOUZA NUNES, A. C. de; BLANCK MIGUEL, M. E. . A Educação Física na ditadura militar: uma abordagem tecnicista. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 1315–1328, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i39.2185. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2185. Acesso em: 29 mar. 2024.