Experiências formativas ciberculturais na educação básica a partir do mobile game

Autores

  • Liliene Lopes Russell Maturana Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Rosemary DOS SANTOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i37.1899

Resumo

Resumo 

Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado intitulada Mobile game na educação básica: experiências docentes e discentes de ciberpesquisa- formação multirreferencial.  Nesse sentido, trabalhamos na perspectiva da ciberpesquisa- formação multirreferencial em Ardoino (1998), Macedo, (2010) e Santos, E. (2014) Os pressupostos da investigação dialogam com pesquisas com o cotidiano de Certeau (2012) e Alves (2008), apoiados em dois dispositivos: o mobile game Minecraft Pocket Edition e dois diários de campo online. Esses diários  nos permitiram chegar aos seguintes achados: percebemos que o uso do game, além das habilidades cognitivas e acadêmicas, também favorece a competição e a criatividade nas relações sociais entre jogadores, por meio de processos interativos, dialógicos, colaborativos e autorais. Apresentamos a realização de projetos em sala de aula organizados através do livro virtual Aventura Quadrada onde os conhecimentos emergentes dessa investigação apontaram para as potencialidades do Minecraft na criação de atos de currículos.

 

Palavras-chave: Mobile game Minecraft. Educação básica. Ciberpesquisa-formação multirreferencial. Atos de currículos.

 

 

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Biografia do Autor

Liliene Lopes Russell Maturana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação / Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura - Educiber. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica. Professora do Município de Duque de Caxias-RJ em horário integral. Possui Licenciatura e Bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Formada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Especialista em Avaliação Educacional pela UERJ (2004). Especialista em Alfabetização das crianças das classes populares pela UFF (2008). Especialista em Gestão Escolar Integrada - Supervisão e Orientação (2014) pela Faculdade Internacional Signorelli.

Rosemary DOS SANTOS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Rosemary dos Santos

Doutora e professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós graduação em Educação – Proped na linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC). Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação e Comunicação da Anped. Vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura – Educiber.  Email: rose.brisaerc@gmail.com

Referências

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

LOPES RUSSELL MATURANA, L.; DOS SANTOS, R. Experiências formativas ciberculturais na educação básica a partir do mobile game. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 27–42, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i37.1899. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1899. Acesso em: 19 maio. 2024.