O importante processo da comunicação para a gestão da qualidade e a implementação das normatizações ISO 9001

Autores

  • Maracy Jackeline Oliveira de Andrade FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba
  • Valdines Rietow FACINTER - Faculdade Inernacional de Curitiba e IBPEX - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
  • Paulo Eduardo Sobreira Moraes UEM - Universidade Estadual de Maringá; UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba; FATEC - Faculdade de Tecnologia Internacional.

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v2i3.111

Resumo

 

Este artigo traz à discussão o momentoso tema da implantação da gestão da qualidade com princípios basilares da nova norma ISO 9001/2000. Para tanto, discute-se a importância da comunicação dessas normas e como ela contribui e proporciona meios mais eficientes na troca de informação entre os vários níveis da organização. No desenvolvimento do artigo, analisa-se a situação do trabalhador, que foi submetido à obediência inquestionável às normas e aos procedimentos que não entende, devido à fragmentação de informações. A partir disso, abordam-se, pormenorizadamente o conceito de ISO e a descoberta da relevância da comunicação sem ruídos para o fator humano na empresa, o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho, bem como as experiências de gestão que passam a reconhecer o empregado como parceiro dos objetivos globais da organização.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdines Rietow, FACINTER - Faculdade Inernacional de Curitiba e IBPEX - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão

.

Downloads

Como Citar

ANDRADE, M. J. O. de; RIETOW, V.; MORAES, P. E. S. O importante processo da comunicação para a gestão da qualidade e a implementação das normatizações ISO 9001. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 133–148, 2012. DOI: 10.22169/revint.v2i3.111. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/111. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo