A Primeira consulta popular brasileira

Uma análise histórica e jurídica do referendo de 1963.

Autores

  • Victor Queiroz Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Gustavo César Machado Cabral Universidade Federal do Ceará - UFC.

Resumo

Este trabalho tem o escopo de traçar uma análise histórica e jurídica acerca do referendo brasileiro de 1963, que foi o primeiro momento de consulta popular realizado na história do país. O referendo indagava os cidadãos acerca de qual sistema de governo escolheriam para a nação, se o parlamentarismo, iniciado dois anos antes, ou se regressar ao sistema presidencialista. Para tanto, traça-se um panorama histórico e político prévio a 1963, para entender os bastidores da realização de tal referendo, em época de instabilidade brasileira. Em um segundo momento, analisa-se a legislação vigente atinente tanto a convocação da consulta popular, quanto das emendas constitucionais que se referiam a inserção do parlamentarismo em 1961 e a volta do presidencialismo em 1963. Conclui-se ao examinar se o referendo de fato nasceu de um anseio popular ou se foi um modo das forças políticas emplacarem um resultado que já se sabia decidido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo César Machado Cabral, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Produtividade do CNPq (Pq-2). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC (2020-2021). Foi pesquisador associado ao Instituto Max Planck para a História do Direito Europeu (Alemanha) (2017-2018). Doutor (com louvor) em História do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado pelo Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte (Alemanha), sob orientação do Prof. Dr. Thomas Duve. Foi Professor Visitante nas Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), de Maastricht (Holanda) e Nova de Lisboa (Portugal). Líder do grupo de pesquisa “História do Direito: os caminhos da formação do direito brasileiro”. Orientador do Núcleo de Estudos sobre o Direito na América Portuguesa (NEDAP/UFC). Pesquisador da Red Columnaria. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Rede de História do Direito/ Legal History Network/ Red de Historia del Derecho (USP), Jesuítas nas Américas (UNISINOS) e A abertura metodológica da pesquisa do pensamento jurídico processual (UFPEL). Diretor (primeiro secretário) da Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC) (2019-2021).

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Queiroz, V., & Machado Cabral, G. C. (2023). A Primeira consulta popular brasileira: Uma análise histórica e jurídica do referendo de 1963. IUS GENTIUM, 14(1). Recuperado de https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/642

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)