Jornal Impresso e Política: As Eleições 2010 nas Capas dos Jornais O Estado do Paraná, Gazeta do Povo e Folha de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v4i3.55Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos no acompanhamento sobre a cobertura jornalística dos jornais impressos Gazeta do Povo (GP), O Estado do Paraná (OEP) e Folha de Londrina (FL). A cobertura dos jornais sobre as eleições apresenta variações de um veículo informativo para outro. Tendo isso em conta, o objetivo desta pesquisa é oferecer uma análise comparativa sobre a cobertura dos jornais investigados. O foco de análise foram as manchetes e chamadas presentes na primeira página dos jornais. A metodologia adotada é quantitativa de análise de conteúdo e permite definir como o tema eleições apareceu no espaço investigado no período eleitoral e qual o enquadramento dado ao tema eleições.Palavras-chave: Jornal impresso. Democracia. Eleições 2010.
ABSTRACT
This article presents the results obtained in the follow-up journalistic coverage in the printed newspapers versions of Gazeta do Povo (GP), O Estado do Paraná (OEP) and Folha de Londrina (FL)). The journalistic reports on elections published in these newspapers present variations from one newspaper to another. Having this in mind, the objective of this research is to provide a comparative analysis on the journalistic coverage of the investigated newspapers. The focus of analysis was the headlines and calls present on the front pages of those newspapers. A quantitative analysis of content is the adopted methodology. It allows defining how elections appeared during the electoral period as the major theme in the investigated field and, at the same time, it specifies the given framework to the theme.
Keywords: Printed Newspaper. Democracy. 2010 Elections.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.