O regime juridico da coisa julgada no processo coletivo ambiental e suas peculiaridades

Autores

Resumo

Este artigo discorre sobre a coisa julgada coletiva em matéria ambiental no direito brasileiro. O objetivo é sistematizar este instituto jurídico a partir do conjunto normativo que, em diferentes níveis, o conforma, qual seja: o direito processual coletivo, o direito processual civil e o direito ambiental. Para tanto, é inicialmente delineada a coisa julgada nos direitos difusos e as suas principais especificidades em relação ao processo civil tradicional. Em seguidas são abordadas as influências do Código de Processo Civil de 2015 na coisa julgada coletiva. Por fim, são analisadas as características específicas do bem ambiental e os seus respectivos efeitos na coisa julgada coletiva. Como resultado, é identificado que a literatura jurídica ainda não disciplinou o tema de modo a abarcar a integralidade dos pilares normativos que configuram esta modalidade de coisa julgada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helio Gustavo Mussoi

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Direito Ambiental (UFPR) e em Direito Civil e Empresarial (PUCPR). Advogado. Endereço eletrônico: heliomussoi@outlook.com.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Mussoi, H. G. (2021). O regime juridico da coisa julgada no processo coletivo ambiental e suas peculiaridades. IUS GENTIUM, 12(2), 77–94. Recuperado de https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/575

Edição

Seção

Artigos