O MERCOSUL e o Código Aduaneiro Comum
DOI:
https://doi.org/10.21880/ius%20gentium.v1i1.36Resumo
A adoção de um Código Aduaneiro Comum traz consigo uma missão: evitar que as divergências alfandegárias de mútua cooperação econômica para a circulação de bens e serviços no MERCOSUL seja regulamentada, além de reconhecer, por parte dos Estados, a união aduaneira plena do bloco, tendo em vista que o bloco, nos dias atuais, encontra-se no estágio de união aduaneira imperfeita, possui características desta e de uma zona de livre comércio.
Com base nessa premissa, o objetivo desse estudo é analisar as vantagens que esse Código poderá trazer para a evolução do MERCOSUL como bloco econômico e as suas possíveis ocorrências para o seu desenvolvimento na América do Sul. Para tanto, será necessário entender como são firmadas as regras de comércio internacional e sua devida importância no processo de regionalização e integração econômica, bem como o entendimento de um código aduaneiro e a sua respectiva finalidade, como por exemplo, os impactos que a sua implantação poderá causar para o desenvolvimento do bloco rumo a uma união aduaneira.
Palavras-chave: MERCOSUL. Código Aduaneiro Comum. Comércio internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)